Foto - João Viana / Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou hoje (31), o transbordo de 500 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido da orla da cidade, pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, até o aterro sanitário municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

O secretário da Semulsp, Altervi Moreira, junto com os subsecretários Jairo Santos e José Rebouças, acompanhou todo o trabalho da equipe. Segundo Altervi, diariamente, a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda a orla da capital. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés.

“Estamos com toda logística de pessoas e equipamentos para fazer o transbordo de resíduos. São 500 toneladas que estamos levando para o aterro sanitário de Manaus. A prefeitura tem vários projetos para que as pessoas façam o descarte correto, a seleção dos resíduos, evitando que cheguem aos rios. Nós temos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) e ações de conscientização, para que as pessoas participem do projeto da coleta seletiva”, declarou o secretário.

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário, para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 27,5 toneladas de resíduos por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é composta de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

Ação

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

Com informações da Semulsp