Foto: Diego Lima / Semasc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram, nesta quinta-feira, 21/9, a conclusão do curso de produção de salgados diversos, promovido pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) a mulheres atendidas pela Associação de Donas de Casa do Morro da Liberdade, Organização da Sociedade Civil (OSC) que oferece atendimento socioassistencial e atividades de capacitação a famílias da zona Sul.

Iniciada na sexta-feira, 15/9, na escola Senai Antônio Simões, também na zona Sul, a capacitação trabalhou uma turma composta por 20 mulheres, ensinando as técnicas necessárias para a produção de salgados assados e fritos de diversos sabores, com o objetivo de desenvolver a autonomia financeira e autoestima das participantes.

“A Semasc, por meio do CRDM, realiza diversos tipos de atendimento a mulheres vítimas de violência, então as parcerias com as organizações da sociedade civil são de suma importância, para que possamos chegar mais perto dessas comunidades. Nosso público também está lá, é atendido por essas instituições. É nosso dever realizar a promoção de cursos de capacitação, a fim de que essas mulheres possam ter acesso a um empoderamento, uma autoestima mais trabalhada e uma iindependência financeira que muitas almejam”, explicou a diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Marley Fonseca.

Lilia Gama, pedagoga da escola Senai de Ações Móveis e Comunitárias, destacou, ainda, a importância da parceria para a instituição e para o mercado de trabalho do município.

“É com muito orgulho que somos responsáveis por toda essa parte de capacitação de mão de obra para o nosso mercado. A perspectiva do Senai é de que todas essas mulheres possam ser inseridas no mercado de trabalho, que tenham uma fonte de renda própria e, é claro, possam enfrentar os desafios de sua realidade. Nossa relação com a prefeitura vem de muito tempo, é uma parceria que cresce cada vez mais e que nos orgulhamos muito de fazer parte”, afirmou.

A dona de casa Olívia Chagas, 55, atendida pela Associação de Donas de Casa do Morro da Liberdade, agradeceu pela iniciativa e reafirmou a importância dos cursos realizados para ela e suas colegas de bairro.

“Todas estamos admiradas e maravilhadas com o que aprendemos aqui durante a última semana, pois é uma oportunidade que pode abrir muitas outras portas e expandir os nossos horizontes. Aqui temos pessoas que já trabalham nesse ramo da culinária há muito tempo, profissionais respeitados, e justamente pela oportunidade de sermos aprendizes de pessoas assim é que agradecemos à Prefeitura de Manaus”, afirmou.