A programação extensa do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”, da Prefeitura de Manaus, chega ao fim com indicadores históricos. A meta anual de plantio, por exemplo, já foi ultrapassada em seis meses. Foram mais de 15 mil mudas plantadas e 66 mil doadas no primeiro semestre deste ano, com o mês de junho repleto de atividades em alusão ao meio ambiente.
A ação de encerramento aconteceu, nesta segunda-feira, 30/6, com plantio realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), em uma área verde no Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade.
“Por determinação do prefeito David Almeida, avançamos na gestão ambiental com o objetivo de posicionar Manaus como referência em sustentabilidade. Não temos apenas indicadores históricos na arborização, focamos também na gestão das áreas protegidas e nas ações de controle e de fiscalização ambiental. Outro marco é a elaboração e revisão em curso de três importantes planos de gestão: Ação Climática, Redução de Riscos e Desastres e o de Saneamento Básico, que estão em diferentes fases e devem ser apresentados até o fim do ano”, destacou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.
A atividade contou com a participação de alunos da escola estadual João Bosco Pantoja, localizada no bairro Compensa, e da organização não-governamental (ONG) Argilando, que possui sede no Rio de Janeiro.
“A Argilando está levando o programa de voluntariado de jovens ambientalistas para todo o Brasil e é um privilégio ter o hub da região Norte sendo realizado em Manaus”, explicou o diretor-presidente da Argilando, Pedro Ronan Marcondes.
Uma das alunas que participou do plantio foi a Rebeca Sofia Rodrigues, que realizou a ação do plantio de mudas pela primeira vez e deixou uma reflexão à população de Manaus. “Não jogar lixo na rua e plantar na sua própria casa é uma forma de cuidar do meio ambiente. Estamos ajudando o futuro, plantando árvores”, enfatizou a jovem que deixou seu legado no Parque das Tribos, ao plantar mudas florestais, como a da espécie munguba (Pachira aquatica).
Manaus Mais Ambiental
O ano está só na metade e a meta anual de plantio já foi ultrapassada. Manaus conta com 15.933 novas árvores – plantadas de janeiro a junho deste ano. O número representa quase o triplo do plantado em todo o ano de 2024, que foi de 5.750 mudas.
De janeiro de 2021 até 30 de junho deste ano, a Prefeitura de Manaus já plantou mais de 38 mil mudas em todas as zonas da cidade. Nos seis primeiros meses deste ano, foram distribuídas mais de 66.065 mil mudas à população, nas ações da Semmasclima. Desse quantitativo, apenas na primeira semana do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”, foram distribuídas 21.127 mudas em uma ação histórica, envolvendo mais de 50 pontos simultâneos de doação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
