Foto: Antonio Pereira / Semcom

Mais de 830 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas, para o ano letivo de 2025. Destas, 262.048 mil serão para novos alunos, das quais 184.656 são para a rede estadual e 77.392 para a rede municipal de Manaus. Os dados foram apresentados, na manhã desta quarta-feira, 11/12, quando a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, juntamente com a empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), divulgaram o calendário de matrículas 2025.

O calendário inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências (inclusive de alunos com deficiência), matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários. A reserva de vagas será feita prioritariamente pelo site, tanto para rede municipal de Manaus quanto para a rede estadual, nos 62 municípios. Além do site, todas as escolas das redes estadual e municipal estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet.

As rematrículas automáticas para alunos da rede estadual do Amazonas já iniciam no próximo dia 13 de dezembro e seguirão até o dia 3 de janeiro de 2025. Para alunos da rede municipal, as rematrículas automáticas iniciam no dia 16 de dezembro e seguirão também até o dia 3 de janeiro de 2025. Todo o processo de matrículas será realizado pelas próprias escolas.

Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 6 de janeiro. Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 7 e 8 de janeiro, nas novas escolas dos alunos. O reordenamento é destinado aos discentes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da Gerência de Pesquisa e Estatística (Gepes), da Secretaria de Estado de Educação, e da Gerência de Matrículas da Semed-Manaus.

O próximo passo é referente à transferência e matrícula de alunos novos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 9 e 10 de janeiro. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 13 a 14 de janeiro. Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site das matrículas (https://matriculas.am.gov.br), ou presencial nas mais de 1,1 mil escolas da rede estadual e da rede municipal de Manaus.

Novos alunos

O processo de matrícula para novos alunos, tanto da rede estadual, quanto da rede municipal, poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio, ou de maneira presencial, nas escolas públicas.

Entre 9 e 10 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos). E de 15 a 17 de janeiro, todos os demais alunos novatos.

O atendimento para novos alunos da rede municipal, pode ser feito de maneira online por meio do site matriculas.am.gov.br, onde é necessário realizar um cadastro prévio, ou presencialmente, nas escolas da rede municipal.

Foto: Antonio Pereira / Semcom

Vagas

Para o ano letivo 2025, a rede estadual de ensino ofertará 536.737 mil vagas, tanto na capital, quanto no interior. A estimativa é de que 352.081 sejam de rematrículas e reordenamentos, e 184.656 de estudantes novatos.

Já na rede municipal da capital, a Semed rematriculará 215.917 mil discentes e ofertará 77.392 novas vagas, podendo chegar a 293.309 mil vagas de alunos matriculados.

Matrícula

Caso não seja possível realizar a matrícula presencialmente, o candidato pode solicitar a reserva de vaga para os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª a 3ª série) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reserva de vaga tem validade de três dias úteis, após esse período, perderá a validade e será necessário solicitar uma nova reserva. A matrícula será efetivada somente quando o responsável legal ou o próprio aluno maior de 18 anos comparecer à escola com a documentação necessária. A matrícula é gratuita, sendo proibido o condicionamento à cobrança de taxas ou qualquer exigência financeira ou material.

O subsecretário de Gestão Educacional em exercício, Evaldo Bezerra, destacou que a Semed inicia o ano letivo com 516 unidades de ensino e mais 7 mil vagas nas creches municipais.

“Em 2025, teremos 516 unidades de ensino funcionando, desse total seis são unidades novas, então teremos bastante vagas para os alunos novatos, são mais de 70 mil, onde 7 mil são destinadas para a fase creche, mas é necessário que os responsáveis façam o cadastro no site”, explicou Evaldo.

Creches

Para as matrículas nas creches municipais, o período de inscrição se inicia no dia 6 de janeiro de 2025 e segue até o dia 9 de janeiro de 2025. A inscrição será realizada unicamente por meio do site inscriçãocreche.semed.manaus.am.gov.br. O resultado das inscrições confirmando suas efetivações será divulgado no dia 17 de janeiro de 2025 e pode ser confirmado por meio do site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br, redes sociais da Secretaria Municipal de Educação ou nas unidades das creches.

A confirmação da matrícula deve ser feita pelas famílias contempladas nas creches municipais a partir do dia 20 até o dia 22 de janeiro de 2025.

Para agilizar o processo de matrícula, é fundamental ter em mãos os seguintes documentos: Certidão de nascimento da criança, RG e CPF dos pais ou responsáveis, Comprovante de residência atualizado, Cartão de vacinação da criança e Número de Identificação Social (NIS), caso possua.

As etapas para realizar a matrícula são acessar o site oficial da matrícula online e consultar as vagas abertas; iniciar o processo clicando no ícone “matrícula online”; realizar a pré-matrícula online, acessando o site com o CPF e senha, ou por meio da conta gov.br; caso ainda não tenha uma conta, crie um cadastro clicando no ícone amarelo “cadastre-se”; preencher os dados solicitados, tanto da criança quanto dos pais ou responsáveis; após a pré-matrícula, a Semed realizará a alocação das vagas conforme a disponibilidade, enviando a confirmação da matrícula.

Foto: Antonio Pereira / Semcom

Canais de atendimento

A Seduc disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: [email protected]. Na Semed, os canais de atendimento são os e-mails [email protected] e [email protected].

Tecnologia

Desenvolvido pela Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), o site matriculas.am.gov.br pode ser acessado por computadores e dispositivos móveis como tablets e smartphones. O site oferece recursos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, cegueira e deficiência auditiva, além de contar com versões em português, espanhol e inglês, garantindo atendimento inclusivo e abrangente.

Nele, responsáveis e alunos encontram informações essenciais, como o calendário de matrículas, a relação das escolas (com localização geográfica), os documentos necessários para realizar a matrícula, além de uma área de perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre o processo.

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.

Também é possível acessar o site utilizando as credenciais do Gov.BR, o Portal de Serviços do Governo Federal.

Inteligência Artificial

Desde 2023, a Prodam utiliza inteligência artificial para otimizar o processo de matrículas nas redes públicas de ensino estadual e municipal de Manaus. Em 2025, a tecnologia será aprimorada para garantir mais eficiência, segurança e agilidade, especialmente nos primeiros momentos após a liberação das matrículas.

No ano passado, o sistema registrou 18.719 reservas de vagas na primeira hora, o que justifica a necessidade de monitoramento avançado. Com os aprimoramentos, o sistema será mais robusto, capaz de identificar padrões em tempo real, prever picos de acesso e otimizar os recursos para garantir o funcionamento contínuo e sem falhas.