Prédio verde é capaz de filtrar cerca de 2100 toneladas de gases nocivos (Foto: Groncol)

Mais de cem mil plantas compõem uma das maiores “florestas” verticais do mundo, localizada em plena capital colombiana. O edifício Santalaia se destaca no cenário urbano ao trazer o verde para quase dentro dos seus apartamentos. A construção é capaz de produzir oxigênio para 3.100 pessoas.

Esse projeto do arquiteto Luis Guillermo Vallejo conta com nada menos que 115 mil plantas e se apresenta como o maior jardim vertical do mundo, um oásis no meio da cidade de Bogotá. O complexo Santalaia é considerado por especialistas como uma das maravilhas arquitetônicas mais surpreendentes dos últimos tempos.

Esta imponente estrutura de concreto, inaugurada em 2015 e cada vez mais popular, tem como objetivo principal combater a poluição urbana, produzir oxigênio e promover a biodiversidade, segundo seus criadores.

O edifício de 3117 metros quadrados, que mais parece uma floresta vertical do que um jardim vertical, abriga 115.000 plantas de mais de 10 espécies diferentes. “Devido à quantidade de plantas que convivem aqui, sem dúvida, este projeto se tornou o pulmão verde mais importante de Bogotá. É capaz de produzir o oxigênio necessário para cerca de 3100 pessoas por ano e filtrar cerca de 2100 toneladas de gases nocivos por ano”, explicam os responsáveis pela construção.

Manter esta imponente estrutura verde não é tarefa fácil. O edifício ou floresta vertical conta com 42 estações de irrigação ao longo de toda a sua superfície ou “pele” de concreto, que são alimentadas com água reciclada e precipitação pluvial.

Os moradores do local afirmam que, apesar da importante função do edifício, não é fácil viver lá devido à grande quantidade de insetos que habitam o local por conta das muitas plantas.

Um próximo projeto verde

A cidade australiana de Melbourne planeja criar o maior jardim vertical do mundo. O edifício, conhecido como The Green Spine (A Coluna Verde), não será apenas a torre mais alta da Austrália (com 365 metros), mas também da Oceania, superando a Q1 Tower (com 322,5 metros de altura).

The Green Spine se tornará o maior jardim vertical do mundo, superando em quase 200 metros o icônico One Central Park (de Sydney), um edifício de 130 metros de altura, referência verde no país.

O projeto, que levará a assinatura do estúdio de arquitetura UNStudio, contará com cerca de 270.000 metros quadrados, distribuídos em dois edifícios de alturas diferentes. Ambas as estruturas terão, como coluna vertebral, um gigantesco jardim vertical desenvolvido sobre a base de um complexo sistema de terraços, com uma superfície de 5,5 quilômetros lineares.

Com informações de O Globo