COP30 acontece em Belém, capital do Pará - Foto: Divulgação / Flickr / cop30amazonia

A Polícia Federal identificou cinco foragidos da Justiça entre mais de 25 mil pessoas que se candidataram para prestar serviços na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

PF diz ter verificado os antecedentes de 25.694 pessoas. Contingente inclui prestadores de serviço, fornecedores e outros profissionais envolvidos nos preparativos para a conferência. Indivíduos e empresas tiveram sua situação jurídica checada para poderem ser contratados.

Pelo menos 725 prestadores tinham algum tipo de registro negativo, incluindo cinco pessoas com mandados de prisão em aberto. Verificação abrangeu bases de dados criminais e administrativas. Resultados foram encaminhados à coordenação da COP para tomar as medidas cabíveis.

PF diz que indivíduos não chegaram a trabalhar na COP. Os mandados de prisão em aberto foram identificados quando as pessoas enviaram documentos para o processo de seleção. Nenhuma delas chegou a ser contratada.

Checagem foi parte do esquema de segurança que preparou a conferência climática. A COP30 começa hoje e vai até 21 de novembro em Belém. Durante esse período, espera-se que cerca de 50 mil pessoas passem pelo evento.

*Com informações de Uol