(Foto: Divulgação)

Mais de 300 mil pacotes de absorventes Always, marca da Procter & Gamble (P&G) de cuidado íntimo feminino, foram doados, nesta semana, ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A ação faz parte da campanha nacional promovida por Always#MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual.

O material será distribuído gratuitamente para estudantes em situação de pobreza nas escolas da rede estadual, localizadas na capital e no interior do Amazonas.

A secretária da Seas, Alessandra Campêlo, destacou a importância da campanha. “Os absorventes serão distribuídos em escolas públicas. Além dessa doação, o Governo também está trabalhando na aquisição de uma quantidade grande de absorventes que vai atender durante todo o ano meninas e mulheres em situação de extrema pobreza que não têm como ter uma higiene menstrual adequada. Isso mostra a sensibilidade do governador Wilson Lima com a necessidade das mulheres”, ressaltou a secretária.

Já o diretor da Procter & Gamble (P&G) em Manaus, Adriano Maturino, afirmou que a doação dos absorventes é resultado de uma pesquisa que aponta a pobreza menstrual como um problema social que afeta jovens e adolescentes em todo país.

“Essa campanha vem de um estudo que foi feito pela P&G em 2020, onde a cada quatro meninas a gente detectou que uma delas está sofrendo com a pobreza menstrual, perdendo autoconfiança, perdendo aulas na escola, ou seja, esse trabalho não é só para ajudar as meninas mas também ajudar a própria Educação do nosso país”, afirmou o diretor.

Sobre a campanha

A campanha nacional da P&G também se uniu ao programa Avião Solidário, da LATAM. Trata-se de uma nova doação de mais de um milhão de absorventes que beneficiarão aproximadamente 40 mil pessoas em 5 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Para operacionalizar o transporte, a Zenatur entra como parceira logística na entrega terrestre até o Aeroporto de Guarulhos. De lá, os produtos estão sendo transportados gratuitamente em voos da LATAM. Ao chegarem aos seus destinos, os absorventes serão distribuídos para as comunidades beneficiadas com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e da Secretaria do Estado de Assistência Social do Amazonas.

A iniciativa faz parte da campanha nacional promovida por Always#MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual, que busca abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, além de contribuir junto à sociedade para dar a todas as pessoas que menstruam a oportunidade de ter um futuro melhor.

“A pobreza menstrual vai além de um problema de saúde pública em todo o mundo. Ela afeta a confiança e autoestima e causa evasão escolar, impactando inclusive no futuro da educação e da economia do país. A pesquisa realizada por Always em 2020 alertou para o fato de que no Brasil uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Este é um desafio coletivo e um compromisso que Always®️ assume com a sociedade”, diz Laura Vicentini, vice-presidente das marcas de cuidados femininos e bebês da P&G Brasil.

O transporte de absorventes doados por Always começou no dia 31 de janeiro. Para celebrar a parceria solidária, a LATAM escalou uma tripulação 100% feminina para o voo realizado no dia 9 de fevereiro, na rota Congonhas-Salvador. Comandaram a operação Leorgea Costa (comandante), Suiam Maritê (copilota), Mylena Brito (chefe de cabine), Rita Girão (comissária de bordo) e Claudia Regina (comissária de bordo).

As 20 mil caixas estão sendo transportadas pela LATAM Cargo até o fim de fevereiro, embarcadas gratuitamente em São Paulo pelo programa Avião Solidário. Os produtos são acomodados nos compartimentos de cargas dos voos comerciais de passageiros da LATAM com destino a Fortaleza (200.736 absorventes), Recife (200.736 absorventes), Salvador (350.784 absorventes), Manaus (300.096 absorventes) e Maceió (47.808 absorventes). Em julho de 2021, o programa Avião Solidário da LATAM já havia participado de uma primeira parceria com a Always, quando transportou quase 500 mil absorventes para 12 estados brasileiros.

“A LATAM apoia a luta contra a pobreza menstrual e, por isso, decidiu colocar o Avião Solidário à serviço dessa causa. Essa é a segunda vez que embarcamos sem custos os absorventes e seguiremos atentos a todas as oportunidades para fazer a ajuda chegar longe e para quem mais precisa”, explica Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

OS IMPACTOS DA POBREZA MENSTRUAL NO BRASIL

Para dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always®️ realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil. Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação. Além disso, a pesquisa trouxe insights preocupantes:

• No Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.

• Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas.

• Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel.

Ao longo de sua história, Always já realizou diversas ações contra a pobreza menstrual, destinando mais de 80 milhões de absorventes às meninas que mais precisam destes itens de higiene no mundo. A marca também lançou campanhas como #LikeaGirl ou #TipoMenina, que transformou o uso dessa expressão – que contribuía para despencar a confiança das meninas durante a puberdade –, e agora em todo o mundo fazer coisas como uma menina significa fazer coisas incríveis.

Agora, a marca reforça o seu comprometimento com a causa, de forma ainda mais consistente e contínua, levantando a discussão para diferentes meios, se juntando a organizações que realizam um trabalho sério de combate à pobreza menstrual e doando produtos para meninas e mulheres de baixa renda que não tem acesso a produtos de higiene durante o período menstrual.

Na campanha #MeninaAjudaMenina, já foram doados mais de três milhões de absorventes para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no sudeste e nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso a higiene íntima, e para Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que faz atendimento e acolhimento a mulheres em situação de violência.

Para ajudar na conscientização e reunir ainda mais apoio pelo fim da pobreza menstrual, a Always lançou um manifesto com a participação de suas embaixadoras, como Sabrina Sato. A marca também convidou a fotógrafa Maria Ribeiro, conhecida por usar a fotografia como instrumento de empoderamento feminino por meio de ensaios naturais, artísticos e isentos de manipulação de imagens, para retratar em fotos um pouco da realidade das meninas que sofrem com a pobreza menstrual. As fotos podem ser acessadas aqui.

Para saber mais sobre as iniciativas de Always contra a Pobreza Menstrual, acesse alwaysbrasil.com.br/meninaajudamenina

*Com assessoria