A carioca Rafaela Acioly, 32, divide a rotina de trabalho em duas: um salão de beleza no Rio e navegando pelos rios e mares do Brasil. Ela é pilota de um navio mercante e biomédica em formação.
Nas últimas semanas, ganhou destaque nas redes sociais ao compartilhar as curiosidades sobre as navegações, com vídeos que chegam a 1 milhão de visualizações no TikTok.
A vida de uma pilota de navio
Entre as principais curiosidades, está a duração da jornada no navio. Pilotos podem ficar cerca de dois meses trabalhando longe de casa. No caso de Rafaela, a escala é de 56 dias entre os portos, e 56 dias descansando, em terra firme.
“A minha rota é desde o sul do Brasil até Manaus. Vamos parando nos portos, como no Rio e em Santos.”
“Já fiquei 8 dias sem ir para o porto —e é bom. A gente fica sem internet, mas é tranquilo. No porto, quando estamos operando, sempre acontece muita coisa e ficamos na correria. Então, quando estamos navegando, é tudo mais tranquilo.”
Para ser piloto de marinha mercante, é preciso prestar concurso público. A prova é feita pela EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e o processo seletivo ocorre anualmente.
São três anos em regime de semi-internato e depois um ano de praticagem, que é quando a gente realmente tem acesso ao navio. Além da navegação, ambém sou responsável pela segurança do navio e a salvatagem [providências em caso de resgate]. O piloto cuida de toda a parte contra incêndio e da fiscalização de carga e descarga, por exemplo.
Rafaela não é autoridade máxima do navio. Acima dela, estão o imediato e o comandante.
@rafinhaacioly Vida de pilota de navio mercante! Tour pelo meu quarto do novo navio! Vou passar os proximos 56 dias aqui ❤️ #mulhermercante #navio #tourpeloquarto
Mulheres tendem a desistir da carreira antes. O tempo longe de casa pode ser determinante para essa decisão.
Muitas mulheres que trabalham na marinha mercante não ficam muito tempo na área porque é difícil, principalmente se você quer ter família. Conheço muitas que deixaram.
No navio em que trabalha, cada um tem um quarto só para si. E não pode compartilhar. Além do piloto, a tripulação conta com um auxiliar de saúde, cozinheiro e operadores de máquinas.
“No meu navio, cada um tem o seu camarote com banheiro e ninguém divide nada. Então, se tem lotação máxima, não entra mais ninguém.”
E balança muito? Em seus vídeos, Rafaela mostra o movimento do navio. “Não consegui dormir nada, o navio movimentando muito. Minhas coisas caíram todas no chão. Parece uma montanha-russa, às vezes dá um medinho, mas sabemos que não vai virar. Sinistro.”
Entre as perguntas que recebe, ela frequentemente tem de responder sobre os contêineres. E, não, não é comum que contêineres caiam no mar —como mostrado no filme “Destinos à Deriva”.
“Nunca aconteceu comigo. Foi até uma novidade quando começaram a me perguntar pelo filme da Netflix. Se um contêiner cai, é resultado de uma fatalidade, como mau tempo ou um cálculo errado”
“O carregamento dos contêineres não é nada manual. Além de serem elevados por guindastes do porto ao navio, toda a organização deles é computadorizada.”
@rafinhaacioly Hoje foi tenso pra dormir! #marinhamercante #pilotodenavio #mulheresnamarinhamercante #efomm #vidaembarcado
“Um programa organiza tudo, desde o porto que o contêiner vai ficar, onde sairá, onde entrará. Tem o registro do peso, as especificidades da carga —como se pode ou não ser exposto ao sol. Toda a documentação está lá.”
Outra curiosidade é que navegar pelo mar é diferente de quando o navio está sobre o rio. Além do clima, a diferença entre a água doce e a salgada também afeta na navegabilidade do navio.
“No rio, a gente está sempre mais perto da terra e na água doce o navio afunda mais.”
Jornada dupla
Primeiro trabalho de Rafaela na área veio há cerca de um ano e meio. Ela entrou na EFOMM em 2013, formando-se em 2017, após o ano de praticagem.
“Quando eu me formei, o mercado vivia uma crise. Os navios estavam perdendo contrato e estava uma luta para conseguir trabalho. Desisti e comecei a trabalhar com estética. Um dia, uma amiga indicou umas empresas e resolvi enviar currículo. Quando recebi a proposta, nem acreditei. Já tinha uma carreira consolidada, mas vim para o navio porque faltava um pedaço em mim.”
Com uma faculdade de biomedicina em andamento, Rafaela contou com amigos e professores para conciliar as duas profissões. Ela se forma em biomedicina no primeiro semestre de 2024.
“Já estava na metade da faculdade e faltavam apenas as disciplinas online. Conversei com a coordenadora, tive muita ajuda das pessoas. No porto, conseguia acompanhar com a internet.”
Casada, Rafaela também teve de adaptar o relacionamento com o marido, com quem está desde a época em que estudava para o concurso para ser pilota.
@rafinhaacioly Sabe qual é Meu trabalho ??