O reitor da UEA, André Zogahib assina parceria com Sedel (Foto: Davi Lacerda / Sedel)

O intercâmbio vai abranger atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento, prestação de serviços, utilização de instalações e equipamentos, entre outros

Para fomentar o esporte amazonense, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram no início da semana, um termo de cooperação técnica. O compromisso estabelece que seja realizada ações conjuntas com a troca de conhecimentos científico e tecnológico, para desenvolver projetos socioesportivos, de alto rendimento e e-sports, na capital e interior.

“É determinação do governador Wilson Lima que todas essas políticas públicas virem políticas de Estado e nada melhor que ter a chancela da universidade. A UEA vai estudar os nossos projetos, seja o RespirAR no impacto do esporte com a saúde, seja o Pelci que é impacto na segurança e, também, na área de educação, mudando a vida de milhares de pessoas através do esporte”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Com o termo, ambas instituições poderão trabalhar de forma conjunta abrangendo atividades esportivas, além de atividades de cunho científico e tecnológico. O intercâmbio vai abranger atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento, prestação de serviços, utilização de instalações e equipamentos, entre outros.

“A Universidade do Estado do Amazonas está muito feliz com essa parceria com a Sedel, com essa iniciativa em conjunto. Bons frutos a sociedade e o meio acadêmico irão colher por meio dessa parceria. Nós queremos trabalhar de forma científica, de forma eficiente e efetiva para que tenhamos políticas que impactem positivamente em nossa sociedade”, finalizou André Zogahib, reitor da UEA.

O RespirAR é um programa que tem reabilitado e inserido inúmeras pessoas a uma vida com mais qualidade, por meio da atividade física, e o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) se destaca como um dos maiores programas socioesportivos do pais, alcançando mais de 10 mil crianças e jovens.

Além dos programas coordenados pela Sedel, o curso de Educação Física ministrado na Universidade do Estado do Amazonas receberá suporte para desenvolver atividades, além de utilizar as estruturas de praças esportivas na capital e no interior amazonense.

Com informações da assessoria