Papa Francisco - Foto: Mazur / cbcew.org.uk / Catholic Church (England and Wales)
O Papa Francisco causou polêmica nesta ao criticar donos de pets que não querem ter filhos. Na visão do representante da Igreja Católica, priorizar animais de estimação em vez de crianças não é uma atitude correta.
A declaração polêmica ocorreu durante uma visita à Indonésia, o primeiro destino da turnê do pontífice pelo Sudeste Asiático e Oceania. Em seu discurso, ele elogiou a alta natalidade da região.
“No país de vocês, as pessoas têm três, quatro ou cinco filhos, isso é um exemplo para todos os países, enquanto alguns preferem ter apenas um gato ou um cachorrinho. Isso não pode dar certo”, disse Francisco, fazendo o presidente da Indonésia, Joko Widodo, gargalhar.
A declaração de Papa Francisco irritou alguns internautas. “A Igreja não tem que se meter na decisão particular da vida de ninguém. Deve acolher e respeitar a escolha de cada um. O importante é estar bem e ser feliz”, declarou uma usuária do Instagram. “É preciso ter uma falta de noção da realidade enorme para dizer uma baboseira dessas”, criticou outro internauta. “Admiro muito o senhor, mas essa decisão não é sua. Você escolheu inclusive não casar e ser celibatário”, apontou uma terceira.
Essa não foi a primeira vez que Papa Francisco alfinetou os ‘pais de pet’. Em 2022, o sacerdote acusou de egoísmo as pessoas que se dedicam aos animais e preferem não ter filhos.
“Hoje vemos uma forma de egoísmo. Vemos que alguns não querem ter filhos. Às vezes têm um, mas têm cães e gatos que ocupam esse lugar”, afirmou em uma audiência geral.
A Câmara dos Deputados pode proibir, na próxima terça-feira (20/05), que associações de classe façam descontos direto na folha de beneficiários do Instituto Nacional...