Papa Francisco - Foto: Mazur / cbcew.org.uk / Catholic Church (England and Wales)

Nesta quarta-feira (24), durante sua audiência semanal, o Papa Francisco evocou as vítimas do Holocausto nazista para fazer um apelo contra todas as guerras.

“A memória e a condenação desse horrível extermínio de milhões de pessoas… podem ajudar todos a não esquecer que a lógica do ódio e da violência nunca pode ser justificada”, disse o Pontífice.

“Não vamos nos cansar de orar pela paz, pelo fim dos conflitos, pelo fim das armas, pelo alívio das populações exaustas”, acrescentou.

O líder religioso falou sobre o conflito entre israelenses e palestinos em andamento e o bombardeio de civis na “martirizada Ucrânia”.

Ele repetiu sua afirmação de que “a guerra é sempre uma derrota” na qual “os únicos vencedores, por assim dizer, são os fabricantes de armas”.

Papa faz alerta sobre uso de Inteligência Artificial

Ainda na audiência desta quarta, Francisco falou sobre a regulação do uso de ferramentas de Inteligência Artificial, em sua mensagem para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 12 de maio de 2024.

Com o título “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”, o Pontífice ressalta a importância de conciliar o progresso tecnológico com a “sabedoria do coração”.

Além de questionar o papel e a participação do homem nesse contexto, ele alerta para o perigo da manipulação das informações e dos impactos que os recursos de IA podem gerar nas profissões e nas relações interpessoais. “Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano”, escreve o Pontífice.

Francisco já foi alvo das ferramentas de IA

Em março de 2023, uma imagem do Papa Francisco vestindo um casaco puffer branco, um traje nada convencional no contexto do líder religioso, viralizou na internet e causou uma enorme repercussão.

Diversos veículos de comunicação, desde os mais tradicionais aos mais alternativos, saíram na corrida para noticiar a mudança radical de estilo do Pontífice.

Acontece que a imagem havia sido gerada por Inteligência Artificial, e gerou um grande debate sobre os impactos dessas ferramentas na percepção da realidade

Em dezembro, o Papa solicitou um tratado internacional para garantir que a IA seja desenvolvida e usada de forma ética.

*Com informações de IG