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Galvão Bueno escolhe não narrar Fórmula 1 na Band

Foto: Portal RD1

O renomado locutor esportivo Galvão Bueno está de volta à Band após mais de quatro décadas, mas não para narrar a Fórmula 1. Galvão poderia assumir após o afastamento de Sérgio Maurício, que ofendeu a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) em suas redes sociais.

Mas apesar das expectativas dos fãs, Galvão optou por não assumir as transmissões da categoria na emissora. A decisão partiu do próprio narrador, que não deseja comprometer-se com a rotina exaustiva de uma temporada inteira.

O foco de Galvão será um novo programa na Band, confirmado para as noites de segunda-feira. O “Galvão e Amigos” reunirá ex-colaboradores de seus tempos na Globo, como Paulo Roberto Falcão, Casagrande, Mauro Naves e Vanderlei Luxemburgo, para debater os principais acontecimentos do futebol e outros esportes.

Participações especiais na F1

Embora não vá narrar as corridas, Galvão terá participações nas transmissões da Fórmula 1. Ele atuará como uma espécie de “mestre de cerimônias” na abertura das transmissões de grandes prêmios considerados especiais, como Mônaco e São Paulo. Essa função permitirá que o narrador mantenha contato com a categoria, sua modalidade esportiva favorita.

A chegada de Galvão Bueno à Band marca seu retorno à emissora onde trabalhou entre 1977 e 1981. Foi nesse período que ele iniciou sua trajetória como narrador da Fórmula 1, experiência que o levou posteriormente à Globo, onde se tornou uma das vozes mais icônicas do esporte brasileiro.

*Com informações de IG

Degelo desacelera corrente oceânica vital para a Antártida

Gelo marinho na Antártida - Foto: Juan Barreto / AFP

O derretimento das camadas de gelo da Antártida vai desacelerar a corrente oceânica mais forte do mundo, de acordo com uma pesquisa de cientistas australianos e noruegueses publicada na última segunda-feira e que alertou para consequências climáticas significativas na elevação do nível e aquecimento da água do mar, e nos ecossistemas.

Mais de quatro vezes mais forte que a Corrente do Golfo, a Corrente Circumpolar Antártica (CCA) forma uma parte crucial da corrente oceânica, que movimenta a água ao redor do planeta, ligando os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

A CCA é o principal mecanismo de troca de calor, dióxido de carbono, produtos químicos e seres vivos entre essas bacias oceânicas, desempenhando um papel importante nos padrões climáticos globais.

O derretimento das camadas de gelo despejaria grandes quantidades de água doce no oceano, mostra a modelagem feita pela pesquisa. Isso mudaria o teor salino dos mares, dificultando a circulação de água fria entre a superfície e as profundezas, e enfraquecendo a forte corrente oceânica que circunda a Antártida.

Consequências severas

O grupo de pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, e do Centro de Pesquisa NORCE, da Noruega, mostrou que a CCA diminuirá em cerca de 20% até 2050 em um cenário de altas emissões de carbono, de acordo com um estudo já revisado por pares e publicado na revista Environmental Research Letters.

“O oceano é extremamente complexo e finamente equilibrado”, disse o cientista Bishakhdatta Gayen, da Universidade de Melbourne. “Se esse ‘motor’ atual quebrar, pode haver consequências severas, incluindo mais variabilidade climática – com extremos maiores em certas regiões e aquecimento global acelerado devido à redução da capacidade do oceano de atuar como um sumidouro de carbono.”

Os oceanos desempenham papéis vitais como reguladores climáticos e sumidouros de carbono (depósitos naturais, como os oceanos e as florestas, que absorvem e retêm dióxido de carbono). Águas mais frias podem absorver maiores quantidades de calor da atmosfera.

A CCA também funciona como uma barreira para espécies invasoras que poderiam chegar à Antártida. Se ela enfraquecer, há uma probabilidade maior de que tais espécies cheguem ao frágil continente antártico.

*Com informações de Uol

Prefeitura reforça proibição de garrafas de vidro na praia da Ponta Negra para evitar acidentes e riscos a banhistas

Foto: Divulgação / Implurb

Mais de 150 garrafas de vidro foram recolhidas do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, no último fim de semana, conforme dados da Prefeitura de Manaus, de acordo com a comissão gestora do parque, vinculada ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Garrafas e objetos de vidro em geral são proibidos na área do balneário para evitar acidentes e riscos de ferimentos na areia para os usuários do espaço.

Os itens perfurocortantes são alvo de apreensão pela equipe de coordenação, que faz vistorias constantes na faixa de areia.

Os permissionários que trabalham no complexo são proibidos, por contrato, de vender bebidas engarrafadas em vidro. A orientação é que o público frequentador não leve para o espaço garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.

No parque há sinalização dos itens proibidos no balneário, incluindo as garrafas de vidro. A comissão, que coordena a gestão do parque, faz diversas abordagens orientando e apreendendo os objetos proibidos.

“O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população, para evitar, por exemplo, que cacos de vidro se espalhem na praia e possam provocar acidentes. Zelamos pela segurança de todos e recomendamos o uso de garrafas de plástico ou alumínio”, explicou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a Polícia Militar e Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.

Normas

É importante respeitar as normas de uso da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento colocado pelos Bombeiros, que indica área de segurança dentro da água. Placas de orientação quanto a cuidados e horários estão distribuídas em toda a área de uso permitido e regular. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas.

Para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.

Orientações

Na praia, a orientação também para os frequentadores é quanto às proibições de consumo de bebidas em garrafas de vidro; brincar de papagaio (pipa); assim como fazer acampamento. Também é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.

Argentina dá início a julgamento sobre morte de Diego Maradona

Maradona comemora o título da Copa do Mundo de 1986 - Foto: El Grafico / Getty Images

A Argentina iniciou nesta terça-feira um julgamento há muito aguardado da equipe médica de Diego Maradona, que morreu em 2020, em um caso que despertou emoções no país onde o astro do futebol ainda é reverenciado.

Membros da família Maradona e os acusados chegaram ao tribunal nos arredores da capital Buenos Aires. Enfermeiros, o neurocirurgião e o psiquiatra de Maradona estão entre os acusados de homicídio culposo por negligência.

Do lado de fora do tribunal de apelações de San Isidro, fãs levaram cartazes com a mensagem “Justiça para D10S”, usando um apelido baseado no número da camisa de Maradona e na palavra espanhola para Deus.

Maradona é considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Sete membros da equipe médica devem comparecer ao tribunal em um julgamento que deve durar vários meses. Um oitavo membro enfrentará um julgamento por júri em julho.

Maradona morreu em casa em novembro de 2020 de insuficiência cardíaca, aos 60 anos, enquanto se recuperava de uma cirurgia para remover um coágulo sanguíneo realizada dias antes. Sua equipe médica rejeita as acusações de “homicídio simples com dolo eventual” no tratamento do ex-jogador do Boca Juniors e do Napoli.

Se condenados, eles podem pegar penas de prisão de 8 a 25 anos.

A morte de Maradona abalou a Argentina, onde ele é reverenciado por ter levado o país à glória na Copa do Mundo de 1986, provocando acusações sobre quem era culpado após a longa batalha de Maradona contra o vício em drogas e problemas de saúde.

Mais de 100 depoimentos de testemunhas devem ser apresentados ao tribunal de três juízes, desde membros da família e médicos até amigos e jornalistas. No primeiro dia do julgamento, os promotores lerão o indiciamento.

Os investigadores classificaram o caso como homicídio culposo, porque determinaram que os acusados estavam cientes da gravidade do estado de saúde de Maradona e não tomaram as medidas necessárias para salvá-lo.

“Há elementos mais do que suficientes para provar que Diego não foi tratado adequadamente”, disse Mario Baudry, advogado de um dos filhos de Maradona que, juntamente com outros membros da família, apresentou o caso a repórteres.

“A Justiça os acusou de homicídio com dolo eventual. Esperemos que a justiça seja feita, é o que todos nós queremos”, acrescentou o advogado.

*Com informações de Terra

Trata Bem Manaus: Cidade de Deus começa a receber obras de esgoto; confira o cronograma semanal

Foto: Assessoria / Águas de Manaus

A Águas de Manaus segue com obras de ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto do programa Trata Bem Manaus. Nesta semana, as equipes iniciam uma nova frente de obra, no bairro Cidade de Deus. Em paralelo, a concessionária realiza intervenções em bairros das zonas Norte, Oeste, Sul e Centro-Sul da capital amazonense.

O objetivo é ampliar a cobertura de esgotamento sanitário na cidade e contribuir com a melhorias dos indicadores de saúde pública e do meio ambiente.

Além dos serviços de implantação de rede, a Águas de Manaus realiza um trabalho de conscientização porta a porta, com orientação aos moradores sobre os benefícios do esgotamento sanitário, a importância da ligação ao sistema, além de tirar dúvidas sobre o serviço.

Veja o cronograma de obras de 10 a 16 de março:

https://www.aguasdemanaus.com.br/trata-bem-manaus-cidade-de-deus-comeca-a-receber-obras-de-esgoto-confira-o-cronograma-semanal/

Cauã Reymond e Susana Vieira trocam beijo em bastidores de Vale Tudo: ‘Te amo’

"Coisa mais linda, hein. Te amo”, disse Cauã Reymond a Suzana Vieira, durante gravação da novela Vale Tudo, na Globo (Foto: Reprodução / Instagram)

Cauã Reymond, de 44 anos, e Susana Vieira, de 82, trocaram um beijo nos bastidores da TV Globo. O ator compartilhou a troca de carinho e declarações com a veterana nas redes sociais, nesta segunda-feira (10).

No registro, o galã se declara para a atriz: “Coisa mais linda, hein. Te amo”. Ela, que usava uma peruca loira, interrompe o gesto de carinho para uma observação: “Eu com essa peruca estou odiando porque eu gosto do meu cabelo preto”.

Após se olhar na câmera, Susana devolve a declaração: “Eu te amo também”.

Mais cedo, Cauã compartilhou uma gravação nos bastidores da gravação de ‘ Vale Tudo ‘, que tem estreia prevista para o final de março: “Já estamos de volta aqui na cidade cenográfica. Cafezinho, é isso aí. Bora gravar, bora trabalhar, a semana vem com força total”.

O ator vai interpretar o personagem César Ribeiro, modelo que se envolve com Maria de Fátima (Bella Campos) e Odete Roitman (Débora Bloch). Na versão original, os personagens eram vividos por Carlos Alberto Riccelli, Glória Pires e Beatriz Segall, respectivamente.

Com informações do IG

Mulheres se destacam em carreiras no mercado financeiro, segundo a XP do Amazonas

Luiza Gioia, Líder Comercial na operação da XP no Norte do país, destaca a presença feminina no mercado financeiro nacional (Foto: Assessoria)

O mercado financeiro brasileiro tem registrado aumento da presença feminina nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), a profissão de assessora de investimentos, por exemplo, cresceu 180% em quatro anos, passando de quase 2 mil profissionais em 2020 para 5,5 mil em 2024.

Na XP regional de Amazonas, esse cenário já e uma realidade. Trajetórias de mulheres inspiradoras vêm conquistando cada vez mais espaço. Raphaela Souza, de 34 anos, atualmente é líder de operações da empresa no Amazonas e no Pará. A executiva, que iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2009 e está há 5 anos na equipe da XP, relembra os desafios que enfrentou no início da sua trajetória. “Quando comecei, o mercado financeiro ainda era um ambiente pouco receptivo para mulheres. Muitas vezes precisei provar minha competência mais de uma vez para ganhar espaço. Na XP encontrei não só todo o suporte e apoio para desenvolver meu trabalho, como também oportunidades de desenvolvimento e crescimento”, conta.

Já Luiza Gioia, que atua como Líder Comercial na operação da empresa no Norte do país, destaca a presença feminina no setor. “Ao longo da minha carreira fui me descobrindo como gestora de pessoas, algo que foi validado por pares e hoje diretamente pelos meus liderados. Tive grandes referências de mulheres no mercado financeiro, mulheres que na sua individualidade lutaram incansavelmente para entregar os resultados com constância e hoje são referência no mercado financeiro local e nacional”, afirma.

De investidora a assessora financeira

Para aquelas mulheres que sonham em seguir a carreira no mercado financeiro, a dica é investir em capacitação. “Busque cursos, certificações e especializações na área financeira, participe de eventos, grupos e comunidades voltados para mulheres neste mercado, esteja preparada para enfrentar desafios e encontre mulheres inspiradoras na área, para que assim, você possa aprender com outras experiências e também encontrar seu lugar dentro do mercado financeiro, sem limitações”, explica Larissa Falcão, líder da companhia nas regiões Norte e Nordeste.

Além disso, buscar desenvolvimento e capacitação é fundamental para quem deseja uma carreira de sucesso. Através da obtenção de certificações relevantes e da participação em programas de treinamento, como o programa XP Future, oferecido pela XP, profissionais podem desenvolver habilidades técnicas e comerciais necessárias para se tornar uma assessora de investimentos. “O sucesso na carreira depende da combinação de conhecimento técnico com habilidades interpessoais, persistência e bom relacionamento com os clientes”, concluiu Larissa.

Com informações da assessoria

Pandemia de Covid-19 completa 5 anos com a triste marca de 715 mil mortes no Brasil

Número de mortos por Covid-19 alcançou a impressionante marca de mais de 715 mil mortes no Brasil, com epicentro da crise em Manaus (Foto: Altemar Alcantara / Prefeitura de Manaus)

Em 11 de março de 2020, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, anunciou que o mundo estava em pandemia de covid-19, por causa da ampla distribuição geográfica da doença no planeta. Na época, o Brasil tinha 52 casos confirmados da doença. O primeiro caso no país foi confirmado em 26 de fevereiro, em São Paulo. Cinco anos depois da decretação da pandemia, o Brasil tem mais de 39 milhões de casos confirmados e mais de 715 mil mortes.

A crise sanitária exigiu que os países preparassem os hospitais para atender os pacientes, que os empregadores e os trabalhadores adaptassem o modelo de trabalho — incluindo a interrupção temporária de atividades não essenciais e home office, e que as pessoas passassem a incluir na rotina hábitos como higienização frequente das mãos e uso de máscaras.

“Deixe-me resumir em quatro áreas principais. Primeiro, preparem-se e estejam prontos. Segundo, detectem, protejam e tratem. Terceiro, reduzam a transmissão. Quarto, inovem e aprendam. Lembro a todos os países que estamos pedindo que ativem e ampliem seus mecanismos de resposta a emergências”, disse Tedros ao anunciar a pandemia em 2020.

Ao Correio Braziliense, o infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Anchieta, Henrique Lacerda, pontua que a pandemia destacou a relevância da ciência na resposta a crises de saúde pública.

“Observou-se um aumento na valorização das vacinas, com maior adesão às campanhas de imunização e reconhecimento de sua importância na prevenção de doenças graves. Entretanto, o período também foi marcado pelo crescimento do movimento antivacina, o que gerou desafios para as autoridades de saúde na conscientização da população sobre a necessidade da imunização”, afirma o especialista.

Ainda segundo o infectologista, embora a situação tenha melhorado, a covid-19 ainda está presente e a manutenção dos cuidados é essencial para prevenir novas infecções e proteger a saúde da população.

“Alguns hábitos que poderiam ter se consolidado não se mantiveram ao longo do tempo. O uso contínuo de máscaras por pessoas com sintomas gripais, por exemplo, poderia ter sido incorporado como uma prática rotineira para reduzir a transmissão de vírus respiratórios, mas foi amplamente abandonado. Da mesma forma, a higienização intensiva de superfícies, que no auge da pandemia era uma prioridade, perdeu força, apesar de sua importância na prevenção de diversas doenças”, frisa Henrique.

Covid-19 em 2025

Segundo o Ministério da Saúde, quanto ao cenário em 2025, a doença segue em ocorrência, embora com valores relativamente baixos na atualidade. Até o dia 25 de fevereiro, as secretarias reportaram 130.507 casos e 664 óbitos por covid-19. No mesmo período de 2024, esses números eram de 310.874 casos e 1.536 óbitos. Porém, é importante destacar que os dados deste ano ainda são preliminares e estão sujeitos à atualização.

Uma catástrofe semelhante pode se repetir

Para a OMS, a próxima pandemia é apenas uma questão de tempo. Em dezembro de 2021, os Estados membros da organização, cientes das graves falhas diante da Covid-19, começaram a trabalhar em um acordo internacional vinculativo sobre prevenção e preparação para pandemias para tentar evitar a repetição dos mesmos erros.

As negociações são difíceis e uma sessão final de negociação ainda está agendada para 7 a 11 de abril para finalizar a minuta a tempo da assembleia anual da OMS em maio.

Enquanto isso, os estados-membros conseguiram tirar a poeira dos regulamentos internacionais de saúde. E a partir de setembro deste ano, o chefe da OMS poderá declarar uma “emergência pandêmica”.

Nos cinco anos desde março de 2020, a OMS declarou USPPI duas vezes, ambas as vezes para epidemias de varíola. O chefe da OMS adverte regularmente os países para que não repitam o ciclo de negligência seguido de pânico que caracterizou a pandemia de Covid-19.

Com informações do Correio Braziliense e O Globo

 

Executivos vão debater oportunidades de negócios no 1º Meeting de COMEX do Amazonas

A Sea Logistics opera em mais de 150 países, com destaque para mercados estratégicos como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Brasil (Foto: Divulgação)

O Amazonas se prepara para receber um dos eventos mais relevantes para o setor de comércio exterior e logística: o 1º Meeting de COMEX do Amazonas – Impulsionando a Indústria e o Comércio Internacional. O encontro, promovido pela Sea Logistics, acontecerá na quinta-feira, dia 10 de abril, das 15h às 18h, no Novotel, reunindo empresários, gestores, especialistas e representantes governamentais para discutir estratégias e soluções que impulsionam a competitividade e inovação das empresas locais.

A iniciativa nasceu da necessidade de criar um espaço de discussão e troca de experiências, em um estado com características únicas dentro do comércio exterior brasileiro. Segundo Igor Teles, CEO da Sea Logistics, a proposta do evento é consolidar um ambiente de networking e desenvolvimento. “O Amazonas possui desafios e oportunidades específicas dentro da logística e do comércio internacional. Criar uma plataforma que conecte profissionais e empresas é essencial para fortalecer o setor e fomentar novas oportunidades de negócios”, afirma.

O evento promete ser um marco para o setor, reunindo especialistas para debater temas como tendências do comércio exterior, desburocratização dos processos de importação e exportação, logística integrada, compliance e regulamentações do setor, além de inovações tecnológicas e oportunidades de mercado para produtos e serviços da região amazônica.

A programação do evento contará com renomados especialistas do setor. A abertura será conduzida pelo presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio Morais de Oliveira, que trará um panorama sobre o atual cenário industrial da região. Em seguida, Augusto César Barreto Rocha, coordenador da comissão de logística do CIEAM, abordará os desafios da logística industrial em Manaus.

Outro destaque será a palestra de Luiz Frederico Aguiar, superintendente executivo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), sobre a integração regional e o impacto do comércio exterior no desenvolvimento econômico do Amazonas. Na sequência, Rubem Valente, doutor em Direito Patrimonial e diretor jurídico da Sea Logistics, tratará da responsabilidade civil no comércio exterior, discutindo cobranças indevidas e indenizações por atrasos logísticos.

Encerrando o ciclo de palestras, Igor Teles apresentará o tema “Sea Logistics: Soluções Ágeis e Customizadas”, compartilhando sua experiência na liderança da empresa e destacando como estratégias inovadoras podem otimizar processos logísticos e comerciais.

“A escolha dos palestrantes foi estratégica, pois buscamos profissionais que realmente compreendem os desafios e oportunidades do comércio exterior no Brasil e, especificamente, na região amazônica. Todos possuem uma bagagem sólida no setor e trazem perspectivas importantes, que vão além da teoria e são aplicadas no dia a dia do mercado.

O conhecimento e os insights compartilhados durante o evento certamente terão um impacto direto nas decisões e estratégias dos participantes, enriquecendo o debate e impulsionando o setor”.

A realização deste encontro é um divisor para o setor de comércio exterior e logística na região Norte. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias que possam reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e ampliar as oportunidades de negócios para as empresas do Amazonas”, explicou Teles.

Com a presença de empresários, gestores, profissionais de logística, transporte, importação e exportação, além de órgãos governamentais e associações comerciais, o evento será uma oportunidade única para o compartilhamento de informações estratégicas e o fortalecimento de relações entre os diversos players do setor.

Serviço:

Evento: 1º Meeting de COMEX do Amazonas – Impulsionando a Indústria e o Comércio Internacional
Data: 10 de abril de 2025
Horário: 15h às 18h
Local: Novotel, Manaus
Público: Evento exclusivo para convidados
Organização: Sea Logistics

Com informações da assessoria

MrBeast é fenômeno no YouTube, mas ganha mais dinheiro com chocolate do que com vídeos

Mr. Beast é um fenômeno na internet e se tornou o youtuber mais famoso do mundo (Foto: Reprodução)

MrBeast é a maior estrela do YouTube no mundo, mas sua maior fonte de renda não está ligada aos vídeos virais, com milhões de espectadores pelo mundo, mas se encontra no chocolate.

Sua empresa Beast Industries, vendeu cerca de US$ 250 milhões (aproximadamente R$ 1,4 bilhão na cotação atual da moeda) em doces no ano passado e teve lucro superior a US$ 20 milhões (R$ 117 milhões).

No mesmo período, o negócio de mídia, que inclui seu canal no YouTube e um programa para o Prime Video da Amazon.com Inc., produziu vendas semelhantes, mas teve prejuízos de quase US$ 80 milhões (R$ 468 milhões).

Jimmy Donaldson, nome verdadeiro de MrBeast, passou os últimos anos aproveitando a fama nas plataformas digitais para construir negócios em outros segmentos. Além da Feastables, de chocolate e doces, a Beast Industries é acionista da marca de lanches Lunchly e proprietária da Viewstats, empresa de software que vende ferramentas digitais para criadores de conteúdo.

Para financiar esses negócios, a Beast Industries levantou mais de US$ 450 milhões (R$ 2,6 bilhões) nos últimos quatro anos, informam fontes envolvidas com o processo de captação de recursos da empresa. Agora, a marca busca levantar mais alguns milhões de dólares para expandir suas áreas de atuação e entrar em novos setores, como videogames, bebidas e bem-estar.

A Alpha Wave, uma firma de investimentos ligada aos Emirados Árabes Unidos, aplicou US$ 300 milhões na empresa e liderou no ano passado uma rodada de investimentos que avaliou a empresa em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 29 bilhões), bem mais do que o US$ 1,5 milhão que valia meses antes. Uma avaliação significativa para uma empresa que perdeu dinheiro por três anos consecutivos, incluindo quase US$ 60 milhões (R$ 351 milhões) de dólares em 2024.

Em entrevista ao podcast The Colin & Samir Show, em janeiro deste ano, MrBeast falou sobre como expandir um negócio “é muito, muito difícil”.

Segredo do sucesso

Embora expandir um negócio não seja tarefa fácil, a Beast Industries possui uma vantagem em particular, ela é construída em torno de uma das celebridades mais famosas do mundo. A proposta para investidores posiciona MrBeast como a segunda pessoa mais seguida nas redes sociais, ficando atrás somente do jogador de futebol Cristiano Ronaldo.

Para determinados investidores, o poder de estrela do proprietário torna o negócio mais atraente do que a média das startups. Então, entre as empresas fundadas por criadores de conteúdo ou celebridades, a Beast Industries já é uma das mais valiosas do mundo, ao lado de Rare Beauty, de Selena Gomez e Skims, de Kim Kardashian.

Trajetória de MrBeast

Donaldson começou a postar conteúdo no YouTube quando tinha apenas 11 anos. Na época, filmava suas partidas nos jogos de videogame. Anos depois, transformou a criação de conteúdo em seu principal trabalho e fez muito sucesso entre os jovens.

Depois, passou a realizar grandes desafios e sorteios. Agora, suas publicações geram bilhões de visualizações anuais em diversos canais no YouTube.

Em sua terra natal, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, MrBeast montou uma base com centenas de funcionários, incluindo 200 membros da equipe de produção dos seus conteúdos. Assim, o custo médio de um vídeo do canal principal do youtuber varia entre três e quatro milhões de dólares, algo próximo de R$ 20 milhões.

Por isso, recuperar o gasto de produção não é tarefa simples. Há um limite para o quanto um canal pode ganhar no YouTube, especialmente quando posta poucos vídeos por mês. Dessa forma, para levar o negócio de entretenimento adiante, MrBeast se aproximou dos serviços de streaming para desenvolver um programa próprio de TV.

No final, a Amazon pagou cerca de 100 milhões de dólares para produzir a primeira temporada de Beast Games, um dos contratos mais caros da história dos reality shows. Mesmo assim, a Beast Industries acabou perdendo dinheiro na primeira sua primeira temporada, após gastar mais de US$ 100 milhões (R$ 585 milhões).

“Perdi dezenas de milhões de dólares com o Beast Games”, compartilhou MrBeast durante entrevista ao podcast Diary of a CEO.

Meses antes da estreia do programa, a YouTuber Rosanna Pansino postou uma série de vídeos sobre as condições precárias no set de filmagem, o que gerou burburinho negativo. Para alguns, este pode ter sido um dos motivos para poucos patrocinadores do programa.

O reality show estreou em dezembro, tentando competir com a segunda temporada de Squid Game, da Netflix. Desde então, a Amazon afirmou que Beast Games é o programa de maior sucesso da sua história e concordou em produzir mais duas temporadas. No entanto, os valores do contrato ainda não foram informados.

No ano passado, MrBeast contratou o estrategista de risco Jeffrey Housenbold para atuar como presidente e diretor de operações da Beast Industries. Housenbold desde então preencheu a equipe executiva com um diretor financeiro, um diretor de produtos e um advogado geral, além de construir equipes para parcerias de marca e estratégia. Antecipando um possível IPO, ele agora está tentando profissionalizar o negócio, corrigir alguns desperdícios de gastos e expandir para novas áreas.

Housenbold afirma que cortará cerca de 100 milhões de dólares em custos neste ano enquanto transforma a empresa em um negócio lucrativo. A empresa está estimando um lucro de cerca de 300 milhões de dólares em 2026. Ele atribui as perdas passadas aos tipos de erros que startups costumam cometer nos primeiros anos de rápida expansão.

Entre outras economias, Housenbold acredita que a empresa pode reduzir os custos de produção. A Beast Industries prevê que gastará menos com produção em 2025 e 2026 do que no ano passado, e que a divisão de mídia também terá lucro.

Ainda assim, é claro que a ala de entretenimento da empresa está se tornando cada vez mais uma forma de vender outros produtos. “Temos uma plataforma sem precedentes em termos de alcance e fãs”, disse Housenbold. “Temos a oportunidade de lançar vários negócios com base nesse centro de alcance e distribuição.”

Vários outros grandes nomes das redes sociais estão tentando uma transição similar. A apresentadora de podcast Alex Cooper lançou uma linha de bebidas, a Unwell. A estrela do YouTube e agora apresentadora de podcast Emma Chamberlain construiu um negócio de café. E Logan Paul, um dos primeiros grandes nomes do YouTube, cofundou a Prime, uma bebida energética, e é parceiro de MrBeast no Lunchly.

Começar essas marcas pode ser mais fácil do que sustentá-las. A primeira incursão de MrBeast em hambúrgueres resultou em uma acirrada batalha legal com seu parceiro de negócios. Mas até agora, esses tropeços não diminuíram o apetite de MrBeast pela diversificação.

Ele fundou a Feastables em 2021 com a ajuda de Jim Murray, ex-presidente da empresa de barras de proteína RXbar. Eles lançaram os chocolates sorteando prêmios e convidando alguns dos vencedores para competir por um prêmio de 500 mil dólares em um vídeo de MrBeast.

No início, a Beast Industries cometeu alguns erros, incluindo um problema com a embalagem. Mas os clientes não se desmotivaram. Hoje, mais de 100 pessoas trabalham na Feastables, e as barras de chocolate, que inicialmente estavam disponíveis apenas no Walmart, já se expandiram para a Europa, África e Ásia.

A Beast Industries prevê que a Feastables triplicará de tamanho nos próximos anos. Enquanto isso, a empresa projeta que, até 2026, a receita de mídia será responsável por apenas um quinto das suas vendas totais.

Com informações de O Globo

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