Mudanças climáticas têm forte impacto em crianças de zonas remotas da Amazônia, diz estudo
Foram avaliados quatro municípios dependentes de rios, recrutando crianças em domicílios selecionados aleatoriamente em cada cidade e um total de 60 comunidades ribeirinhas nos municípios selecionados.
Felix Valois tira ‘do fundo do baú’ reflexões sobre as aventuras da reprodução das espécies
Divertido e irreverente, como de costume – sempre que a política e os absurdos de alguns políticos permitem -, o Artigo de Domingo de hoje nos transporta para o mundo fenomenal da ciência.
São tantas pesquisas importantes para a compreensão sobre a humanidade e as espécies que dividem conosco este planeta, que até as descobertas nem tão extraordinárias assim ganham relevância nos textos do nosso brilhante articulista Felix Valois.
Boa leitura.
Um rato filho da mãe (Por Felix Valois)
Quando eu era criança, muito antes, portanto, da televisão, havia um herói de história em quadrinhos que se chamava Capitão Marvel. Tratava-se de um homem comum que, ao pronunciar a palavra mágica “shazam”, adquiria poderes extraordinários, inclusive o de voar, e saía por aí na defesa dos fracos e oprimidos. Um Super-Homem sem kriptonita e que, ao contrário deste, tinha, ao que me lembro, uma família, constituída pelo Capitão Marvel Jr. e pela Mary Marvel.
Esses guardiães da humanidade tinham, como contraponto, o doutor Silvana, mais conhecido como “cientista louco”, que vivia aprontando poucas e boas, até para que os super-heróis pudessem demonstrar ao que tinham vindo.
Não que eu queira comparar o doutor Tomohiro Kono, que, aliás, nem conheço, com o tal Silvana. Mas que a última invenção dele e de seus colegas japoneses vai dar panos para as mangas, lá isso vai.
Conseguiram eles a seguinte peripécia, segundo o sítio terra.com.br: “fazer um óvulo de rata se transformar em um animal adulto sem ter sido fertilizado por esperma, de acordo com a revista científica Nature. O óvulo tinha dois grupos de cromossomos pertencentes à mãe, ao invés de um materno e um paterno, como ocorre com um embrião normal”.
Era só o que nos faltava, a nós outros do sexo masculino, sermos alijados do processo de reprodução.
Calma, porém, machões de todo o mundo. “O fenômeno, chamado partenogênese, jamais acontece naturalmente com mamíferos” e, mesmo tendo conseguido que a rata se tornasse auto-suficiente em matéria de tão grande e grave importância, os cientistas advertem (que alívio!) que a experiência “ainda não teria condições de funcionar com seres humanos”.
E o doutor Kono, que trabalha na Universidade de Agricultura de Tóquio, explicou à BBC de Londres, a sua relevantíssima curiosidade cientifica: “Insetos podem se reproduzir por partenogênese. Mesmo galinhas podem ser levadas a se reproduzir por partenogênese. Eu queria descobrir por que os mamíferos são diferentes”.
Agora que descobriu, é bom parar, deixando que essa tal partenogênese faça a alegria apenas das “mosquitas” e dos galináceos, enquanto nós, mamíferos humanos, continuaremos na nossa dura, cansativa, mas agradável faina de conseguir que nossos bruguelos continuem a ser o produto da aplicação da atividade mais antiga e mais conhecida em nossa História.
O rato-fenômeno foi chamado de Kaguya e “se desenvolveu até a idade adulta”. Minhas fontes não informaram o nome de sua ascendente, mas fico imaginando como lhe poderia ter sido lavrado o registro de nascimento: “Aos tantos dias, do mês tal, do ano de 2004, nasceu, nesta cidade de Tóquio, capital do Império do Japão, um rato, que recebeu o nome de Kaguya, filho de Kaguyona, ratazana pioneira e revolucionária, a qual, em favor do progresso da ciência, decidiu pôr cobro à sem-vergonhice dos mamíferos, fazendo sozinha os serviços necessários. A avó do menino (digo, do rato) chama-se Partenogênese”.
Eu, hein!
O texto acima tem vinte anos e até agora eu não sei como funciona essa coisa de fazer “imoralidade” a sós.
Eleição da CBF será no dia 24, véspera de Argentina x Brasil; Ronaldo segue ‘de fora’
Ednaldo Rodrigues publicou neste domingo, no jornal “O Globo”, o edital de convocação para as eleições do novo presidente da CBF. O pleito está agendado para o dia 24 de março, às 10h30 (de Brasília), com segunda convocação prevista para às 11h30, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A eleição acontecerá na véspera do duelo entre Argentina e Brasil, pela 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas. O jogo será realizado no Monumental de Nuñez, às 21h30 (de Brasília).
No último dia 13, o ge noticiou que Ednaldo tinha o desejo de marcar as eleições no início do prazo estatutário, previsto para 23 de março. Com a data estabelecida no domingo, o pleito acontecerá numa segunda-feira.
Ednaldo mantém agenda intensa de reuniões com clubes das séries A e B e tem apoio de presidentes de federações. Ronaldo Fenômeno, que havia manifestado o desejo de concorrer à presidência, desistiu da candidatura.
O estatuto da CBF prevê, no máximo, duas reeleições na presidência da entidade – a mudança estatutária foi aprovada em novembro do ano passado, por unanimidade, em votos das federações estaduais. Ednaldo completou mandato como interino, depois da destituição de Rogério Caboclo, e se elegeu em 2022 para mandato até março de 2026. Ele pode ficar no poder até 2034.
O rito é o seguinte: a Assembleia Geral Eleitoral deve ser convocada por três vezes em jornal de grande circulação, com antecedência mínima de oito dias, mas, em caso de urgência, esse prazo pode ser reduzido para cinco dias.
Um distante, mas possível concorrente
Sem Ronaldo, os bastidores da CBF apontam apenas para um possível concorrente: o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. No momento da intervenção de Ednaldo, afastado na Justiça do Rio de Janeiro em dezembro de 2023, ele chegou a se colocar como pré-candidato contra Flávio Zveiter.
Ao mesmo tempo que a possibilidade ainda é remota pela adesão a Ednaldo nos últimos tempos – e que culminou na desistência de Ronaldo -, não está descartada uma corrida de última hora. Nem mesmo apoio do Fenômeno, após a candidatura frustrada.
Com informações do ge
Complexo viário Rei Pelé tem quase 90% das obras concluídas para dar fluidez ao trânsito
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança para mais uma etapa crucial no complexo viário Rei Pelé, localizado na antiga bola do Produtor, executando os serviços de concretagem da laje de fundo da trincheira que irá conectar as avenidas Autaz Mirim, Camapuã e Itaúba.
“Grandes obras acontecem com muito trabalho. Na gestão do prefeito David Almeida, os serviços realmente não param, sendo realizados de forma contínua, inclusive aos fins de semana. Tudo isso por um objetivo muito maior, ver Manaus crescer cada vez mais e transformar o dia a dia da população de forma significativa. E aqui no Rei Pelé, avançamos para a concretagem da trincheira que vai interligar as avenidas Autaz Mirim, Camapuã e Itaúba”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
A concretagem da laje de fundo de uma trincheira tem como principal objetivo criar uma base sólida e resistente para suportar as cargas da trincheira e garantir a estabilidade da estrutura.
Além disso, a concretagem também contribui para a impermeabilização da estrutura, evitando a infiltração de água e protegendo as partes inferiores do complexo.
A Prefeitura de Manaus alcançou até o momento 87% de execução da obra. O complexo viário Rei Pelé tem como objetivo melhorar de forma positiva o dia a dia da população, proporcionando mais fluidez e mobilidade urbana na cidade.
Com informações da Seminf
Teatro Amazonas terá apresentação hoje de ‘Sebastião’, inspirado no livro de Bosco Fonseca
Chegou o dia de “Sebastião” subir ao palco do Teatro Amazonas, pela primeira vez, com memórias da década de 70, registradas no livro de Bosco Fonseca, “Um Bar Chamado Patrícia”, números musicais de sete drag queens, experiências dos atores, diferentes tipos de violência vivenciados pela comunidade LGBTQIAPN+ e outra versão da história de São Sebastião. Neste domingo (16), o Ateliê 23 apresenta o novo espetáculo da companhia em duas sessões, 18h e 20h.
A apresentação marca ainda o lançamento do single “Toda La Noche” nas plataformas digitais. Os ingressos estão disponíveis por R$ 80 (plateia e lugar nas frisas), R$ 60 (1º pavimento), R$ 50 (2º pavimento), R$ 40 (terceiro pavimento), no perfil da companhia no Instagram (@atelie23), no site shopingressos.com.br e nas Óticas Diniz. Pessoas com deficiência têm acesso gratuito e estudantes, idosos e acompanhantes de PcDs pagam meia-entrada, conforme lei estadual. Os assentos de frisas e camarotes são por ordem de chegada.
O desejo de criar “Sebastião” surgiu em 2021, quando o grupo amazonense liderado por Taciano Soares e Eric Lima foi vítima de crimes de ódio, homofobia, sorofobia e racismo, entre outros. Mas foi em 2024, após intenso trabalho de pesquisa, aliado aos causos do Bar Patrícia, diálogo com a teoria que adota São Sebastião como patrono da comunidade LGBTQIAPN+ e depoimentos do elenco que o espetáculo tomou forma.
“Percebemos a necessidade e urgência do debate numa tentativa de elaborar uma outra nova forma de diálogo sobre este tema e o Ateliê 23 decidiu responder a todos os atos de violência através da arte”, afirma o ator Eric Lima.
Taciano Soares conta que também foram horas de conversa com o estilista Bosco Saraiva para compor o enredo da peça. O autor do livro “Um Bar Chamado Patrícia” reuniu relatos do início do movimento gay em Manaus.
“É uma honra apresentar esse espetáculo, narrar as histórias dessas pessoas, que são sobreviventes, drag queens dos anos 70 em plena ditadura militar, que existiram no Bar Patrícia, lugar que existiu por dez anos e resistiu mesmo com toda truculência que a ditadura militar implantou no nosso país”, comenta o diretor da companhia.
“Queremos agradecer porque, graças a essas pessoas, hoje podemos fazer teatro e falar sobre essas histórias com toda liberdade possível. O conservadorismo é difícil, existem as forças que dizem que nós não devemos viver, mas estamos aqui”, completa o artista.
Após as apresentações no Teatro Amazonas, a peça vai compor a programação do Festival de Curitiba 2025, com sessões na Mostra Lúcia Camargo, nos dias 5 e 6 de abril. É o segundo ano consecutivo que a companhia de teatro amazonense participa de um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina.
Ainda em abril, “Sebastião” tem temporada confirmada no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. A programação completa está disponível no perfil do grupo no Instagram (@atelie23).
Inspiração
Bosco Fonseca esteve na primeira fileira de “Sebastião”, na estreia da peça, em novembro do ano passado.
“Em primeiro lugar, eu gostaria muito de agradecer a todo o elenco do espetáculo Sebastião, do Ateliê 23, que cita a minha obra. Foi muito maravilhoso poder sentir trechos do livro ao vivo, que os artistas talentosos desempenharam com muita maestria”, pontua o estilista. “Só tenho a agradecer à comunidade LGBTQIAPN+ e por ter um grupo que nos representa e que irá ainda fazer muito sucesso”.
O Bar Patrícia era localizado na avenida Constantino Nery e o proprietário era o boliviano Alonso Puertas, amigo pessoal de Bosco. O prédio com um amplo salão tinha a decoração do artista e decorador Roberto Carreira.
Ficha técnica
No elenco de “Sebastião” tem Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. A banda oficial é formada por Guilherme Bonates, responsável pela produção e direção musical com Eric Lima e Taciano Soares; Luana Aranha no baixo, Mady na guitarra, Bruno Rodriguez no teclado e todos assinam os arranjos das músicas.
O figurino tem assinatura de Andiy, Eric Lima e Francis Madson. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali e Andira Angeli na assistência de direção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Com informações da assessoria
Musculação é aliada na proteção do cérebro de idosos contra demência, revela estudo
Os benefícios da musculação são amplos: promove o ganho de força e massa muscular, diminui a gordura corporal, contribui para o bem-estar e a saúde mental. E agora um estudo feito na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) comprovou outro efeito importante: protege o cérebro de idosos contra demências. Os resultados foram divulgados na revista GeroScience.
A pesquisa envolveu 44 pessoas com comprometimento cognitivo leve – condição clínica intermediária entre o envelhecimento normal e a doença de Alzheimer, na qual há uma perda cognitiva em extensão maior do que a esperada para a idade, indicando maior risco de demência. Os resultados revelam que o treino de força não só foi capaz de melhorar o desempenho da memória como também de alterar a anatomia cerebral.
Após seis meses praticando musculação duas vezes por semana, os participantes apresentaram proteção contra atrofia no hipocampo e pré-cúneo – áreas cerebrais associadas à doença de Alzheimer –, além de melhoras nos parâmetros que refletem a saúde dos neurônios (integridade da substância branca).
“Que haveria melhora da parte física a gente já sabia. A melhora cognitiva também já era imaginada, mas queríamos ver o efeito da musculação dentro do cérebro de idosos com comprometimento cognitivo leve. O estudo mostrou que, felizmente, a musculação é uma forte aliada contra demências, mesmo para pessoas que já apresentam risco elevado de desenvolvê-las”, afirma Isadora Ribeiro, bolsista de doutorado da Fapesp na FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp e primeira autora do artigo.
O trabalho foi conduzido no âmbito do BRAINN (Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia) — um Cepid (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) da Fapesp— e é o primeiro a demonstrar o que acontece com a integridade da substância branca de indivíduos com comprometimento cognitivo leve após a prática de musculação.
“Além de testes neuropsicológicos, realizamos exames de ressonância magnética no início e no final do estudo. São resultados muito importantes por indicarem a necessidade de, no nível da atenção básica de saúde, incluir mais educadores físicos no sistema público, já que o aumento da força muscular está associado à diminuição do risco de demência. É um tratamento menos complexo e mais barato capaz de proteger as pessoas de doenças graves”, comenta Marcio Balthazar, pesquisador do BRAINN e orientador do estudo.
“Por exemplo, as novas drogas antiamiloide aprovadas nos Estados Unidos, indicadas para o tratamento de demências e para pessoas com comprometimento cognitivo leve, custam cerca de US$ 30 mil por ano [cerca de R$ 173 mil]. É um custo muito alto. Essas medidas não farmacológicas, como mostramos ser o caso da musculação, são eficazes, atuando não só na prevenção de demência como na melhora de quadros de comprometimento cognitivo leve”, completa o pesquisador.
Protocolo
Os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos: metade cumpriu um programa de treinamento resistido com sessões de musculação duas vezes por semana, intensidade de moderada a alta e com progressão da carga. Os demais não realizaram o exercício durante o período do estudo e integraram o chamado grupo-controle.
Nas análises feitas ao final da intervenção, os voluntários que praticaram musculação tiveram melhor desempenho na memória episódica verbal, melhora na integridade dos neurônios e áreas relacionadas à doença de Alzheimer protegidas contra atrofia, ao passo que o grupo-controle apresentou piora nos parâmetros cerebrais.
“Uma característica das pessoas com comprometimento cognitivo leve é que elas têm uma diminuição do volume em algumas regiões cerebrais relacionadas ao desenvolvimento do Alzheimer. Porém, o grupo submetido ao treinamento de força teve o lado direito do hipocampo e do pré-cúneo protegido contra atrofia. Trata-se de um resultado que justifica a importância da prática regular de musculação, sobretudo para pessoas idosas”, ressalta Ribeiro.
A pesquisadora acredita na possibilidade de que um período mais longo de treinamento promova resultados ainda mais positivos que os relatados no estudo. “Todos os indivíduos do grupo que praticou musculação apresentaram melhoras de memória e na anatomia cerebral. No entanto, cinco deles chegaram ao final do estudo sem o diagnóstico clínico de comprometimento cognitivo leve, tamanha foi a melhora. Isso nos leva a imaginar que treinamentos mais prolongados, de três anos, por exemplo, possam reverter esse diagnóstico ou atrasar qualquer tipo de progressão da demência. Sem dúvida é algo que traz esperanças e que precisa ser investigado futuramente”, defende Ribeiro.
De acordo com os pesquisadores, a musculação pode proteger o cérebro contra demências a partir de duas frentes: estimulando a produção do fator de crescimento neural (proteína importante para o crescimento, manutenção e sobrevivência de neurônios) e promovendo a desinflamação global do organismo.
“Sabe-se que qualquer exercício físico, seja musculação ou atividade aeróbia, aumenta os níveis de uma substância química envolvida no crescimento das células cerebrais. Além disso, também pode mobilizar células T anti-inflamatórias. Isso é central. Afinal, quanto mais proteína pró-inflamatória é liberada no organismo, maior a chance de desenvolver demência, de acelerar o processo neurodegenerativo e de formar proteínas disfuncionais que acabam matando os neurônios”, explica Balthazar.
Com informações da Fapesp / Uol
Vida e obra de Otoni Mesquita são celebradas em documentário ‘Fruto Urbano’
A estreia do curta-metragem “Fruto Urbano” representa uma importante contribuição para o audiovisual de Manaus. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o documentário é uma celebração ao legado do artista amazonense Otoni Mesquita. O curta será lançado no próximo sábado (22), no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, às 18h30, com entrada gratuita.
Com duração de, aproximadamente, 48 minutos, o curta-metragem “Fruto Urbano” é uma jornada envolvente pelas correntes da criatividade e identidade amazônica. O documentário revela a trajetória marcante de Otoni Moreira de Mesquita, artista visual nascido em Autazes que, com sensibilidade e ousadia, transformou a essência do Amazonas em arte contemporânea. “Fruto Urbano” convida o público a mergulhar nas inspirações e desafios que moldaram a vida e a obra de Otoni.
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, ressalta o impacto positivo dos projetos apoiados pela LPG na cena cultural de Manaus.
“Os projetos realizados pela LPG têm sido essenciais na promoção da cultura e do audiovisual em nossa cidade. A produção deste projeto reforça a importância do apoio da Prefeitura de Manaus para a valorização da nossa cultura e a visibilidade dos artistas locais. Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer nossa identidade e garantir que a arte em Manaus continue a ser reconhecida e apreciada”, comentou o presidente.
Para Luan Passos, diretor do curta-metragem, o documentário é um retrato da grandiosidade de Otoni Mesquita.
“Não posso deixar de ressaltar o quão incrível foi ter a oportunidade de produzir este projeto com o apoio da LPG. ‘Fruto Urbano’ é um documentário que mergulha na vida e na obra do artista amazonense Otoni Mesquita, esse gigante das artes que deixou uma marca profunda na cultura brasileira. É sobre a arte e o artista que muitas vezes não é valorizado. Por isso, esse projeto não é só sobre o Otoni Mesquita, mas também sobre o poder da cultura e da arte em nossas vidas”, explicou Luan.
O projeto “Fruto Urbano” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.
Com informações do Concultura
Marlene Mattos processa vencedor de reality em R$ 500 mil por quebra de contrato
