O Ibama, em conjunto com a Polícia Federal (PF) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apreendeu 1.583 quilos de barbatanas de tubarão em Rodelas, no sertão baiano, na última semana. A ação desmantelou um ponto clandestino de beneficiamento e armazenamento do produto na zona rural do município.
Além disso, agentes ambientais encontraram barbatanas de diversas espécies marinhas, algumas delas ameaçadas de extinção.
O material tem alto valor comercial no tráfico internacional de fauna, redes criminosas o comercializam principalmente para fins alimentícios e medicinais na Ásia. O local, que funcionava como uma unidade improvisada de secagem e preparo das barbatanas, foi embargado. Os agentes também apreenderam uma balança de precisão usada no processo.
Além disso, a operação identificou sete envolvidos no esquema: quatro brasileiros, entre eles um adolescente, e três cidadãos chineses. Todos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro (BA). Os adultos respondem por crimes contra a fauna, beneficiamento de produto sem comprovação de origem e exercício de atividade sem licença, receptação qualificada e corrupção de menores.
A área de inteligência do Ibama coordenou a ação com apoio da PF e do Inema.
No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado nesta sexta-feira, (20/2), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual...
Cada vez mais presentes nas casas brasileiras, os gatos seguem cercados por ideias equivocadas que podem comprometer tanto a saúde quanto a convivência com...