Formação realizada no Parque das Tribos, em Manaus, fortalece protagonismo indígena e incentiva a criação de negócios culturais com identidade amazônica - Foto: Assessoria
A entrega dos certificados da Oficina de Empreendedorismo Cultural marcou o encerramento de mais uma etapa do Projeto Cultura Raiz, da Associação Zagaia Amazônia, nesta última quarta-feira (26/08). O evento foi realizado no Malocão do Parque das Tribos, bairro localizado no Tarumã-Açu que reúne representantes de mais de 39 povos indígenas. A formação teve como objetivo incentivar a criação de negócios culturais sustentáveis e fortalecer o protagonismo da juventude indígena.
Entre os participantes da formação, a aluna Joana Montanha, do povo Desana, destacou o quanto a oficina representou um avanço para mulheres indígenas que trabalham com artesanato. Para ela, a experiência proporcionou mais segurança e preparo para empreender com identidade cultural. “Essa oficina, para nós, mulheres indígenas que trabalham com artesanato, é muito importante para mostrarmos nossos trabalhos, a produção, os materiais e a importância da nossa cultura”, afirmou.
O vice-presidente da Associação Zagaia Amazônia, Ricardo Tavares, conduziu as aulas ao longo de três semanas, abordando temas como modelo de negócios, estruturação de ideias e estratégias de ação. Ao final do encontro, ele ressaltou que o conhecimento aplicado à realidade dos territórios tradicionais pode gerar impacto positivo e duradouro: “A oficina deixa um legado de longevidade, de ancestralidade, de criatividade, por exemplo, da gastronomia dos povos indígenas. E tudo isso permite que novos negócios sejam criados e amparados por meio de dicas e soluções que os alunos aprenderam ao longo das aulas”, disse Ricardo.
O analista de responsabilidade social da Águas de Manaus, Rodrigo Pinheiro, também esteve presente e participou da entrega dos certificados. Em sua fala, ele destacou a importância do projeto para o fortalecimento das culturas originárias na capital amazonense: “Projetos como esse são muito necessários na cidade de Manaus para impulsionar a cultura indígena e garantir que as comunidades se desenvolvam melhor economicamente”, ressaltou Rodrigo.
Ao final da oficina, os alunos relataram que aprenderam a se organizar melhor, a planejar com mais clareza e a dar os primeiros passos em seus próprios projetos. Muitos já se sentem prontos para começar seus empreendimentos de forma mais assertiva, levando adiante ideias inspiradas em sua identidade cultural e nas necessidades de suas comunidades.
O Projeto Cultura Raiz é uma realização da Associação Zagaia Amazônia, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio do Instituto Aegea e Águas de Manaus. A iniciativa promove ações formativas e artísticas com foco na juventude indígena e periférica, incentivando a inclusão digital, o protagonismo comunitário e a valorização das memórias e saberes ancestrais.
Um momento histórico para homenagear dois filhos do Amazonas que engrandecem a Justiça do Brasil, dignificando nosso Estado em cada passo de sua caminhada...