Foto: Assessoria

Um novo nicho de atuação vem se consolidando no mercado da Odontologia e transformando a experiência dos pacientes, com uma abordagem que une tratamentos convencionais com práticas que analisam as pessoas de maneira integral, levando em consideração corpo, mente e emoções.

A Odontologia Integrativa, como é chamado o modelo de atendimento, vai além do foco exclusivo nos dentes e passa a avaliar fatores como estresse, ansiedade, qualidade do sono, alimentação e até aspectos emocionais que podem impactar diretamente na saúde oral.

Em Manaus, o setor ganha impulso com a Clínica Integralle e Imperial Sthetic, que inaugurou esta semana, e é um espaço que une tratamentos convencionais da Odontologia a práticas complementares, como terapia neural, laserterapia, uso de fitoterápicos, orientações nutricionais e técnicas de relaxamento para reduzir o estresse do paciente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), condições emocionais como estresse crônico e ansiedade estão associadas ao agravamento de diversas doenças inflamatórias, incluindo problemas periodontais. Estudos indicam que pacientes com altos níveis de estresse apresentam maior propensão a bruxismo, gengivite e periodontite, condições que podem levar à perda dentária quando não tratadas adequadamente.

De acordo com a sócia fundadora da clínica, a odontologista Monique Even, esse modelo de atendimento é indicado para qualquer pessoa, especialmente para pacientes com doenças crônicas, ansiedade, medo de dentista ou que buscam um cuidado mais completo e preventivo.

Ela destaca que dados da Associação Dental Americana apontam que cerca de 36% da população mundial apresenta algum grau de medo ou ansiedade em relação a tratamentos odontológicos, sendo que aproximadamente 12% sofrem de fobia severa, o que leva muitos pacientes a evitarem consultas por anos.

“A Odontologia integrativa surge como resposta a esse cenário, ao incorporar técnicas complementares durante os atendimentos. O paciente se sente acolhido. Isso reduz o medo, melhora a adesão e, consequentemente, os resultados clínicos”, disse.

Tendência de crescimento

Para Monique Even, com pacientes cada vez mais conscientes e em busca de tratamentos humanizados, a Odontologia integrativa deve se consolidar cada vez no Brasil e no mundo. A tendência, diz ela, é que esse modelo se fortaleça nos próximos anos, acompanhando a demanda por uma saúde mais personalizada, preventiva e focada no bem-estar.

Monique acrescenta, ainda, que a Odontologia integrativa fortalece outras áreas da saúde, pois o trabalho é feito de maneira multidisciplinar, abrindo espaço para médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, especialmente em casos de dor orofacial crônica, disfunções da articulação temporomandibular (DTM) e distúrbios do sono.

Novo espaço

Além da Odontologia, a Clínica Integralle e Imperial Sthetic também conta com outras especialidades como Nutrição, Psicologia e Estética, todas seguindo o mesmo conceito do olhar individualizado para cada paciente, conforme as suas necessidades. Sob o comando dos odontólogos Monique Even e Elickson Pablo Menezes e do enfermeiro esteta Eugênio Otávio, a clínica está localizada na rua Washington Luiz, bairro Dom Pedro I.

Foto: Assessoria

A clínica oferece tratamentos com terapia injetáveis, que consiste em soros personalizados com vitaminas e minerais para a nutrição profunda. Também faz parte do portfólio de serviços a ozonioterapia, tratamento complementar que usa uma mistura de oxigênio e ozônio para estimular a oxigenação, além de estética natural facial e corporal com foco em protocolo de emagrecimento.

A agenda dos profissionais já está aberta. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelos números (92) 99207-2229 e 99323-1691.