A aprovação no Exame da Ordem é necessária para o exercício da advocacia no Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas realiza, neste domingo, dia 28 de julho, a primeira fase do 41º Exame de Ordem Unificado, na Universidade Paulista – UNIP, localizada na Av. Mário Ypiranga, Nº 4.390 · Parque 10 de Novembro. Os portões serão abertos às 10h30 e fecharão às 11h30, no horário de Manaus.
Em 2024, o local de prova da primeira fase foi modificado. A Seccional atua durante a aplicação do exame por meio da Comissão de Estágio e Exame da Ordem supervisionando a realização do Exame.
“Essa comissão é responsável por supervisionar a realização do exame. A primeira fase deste processo ocorrerá na UNIP, que possui a infraestrutura adequada para a aplicação do Exame de Ordem Unificado. A mudança de local foi feita antecipadamente para garantir que os candidatos possam se organizar e realizar as provas sem contratempos”, afirma Dr. Cassius Clei, presidente da Comissão.
Para o presidente da OAB Amazonas, Dr. Jean Cleuter, a prova será uma métrica de avaliação de conhecimento essencial para o exercício da advocacia e ressalta a inexistência de competição no processo.
“Acho necessário dizer que não há concorrência no Exame da Ordem. É uma avaliação do conhecimento que o estudante de direito adquiriu durante a faculdade. Quem estudou, vai passar no exame. Tenho certeza disso”, afirmou o presidente.
Neste ano, o 41º Exame de Ordem Unificado possui 2.425 inscritos. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, nos termos do art. 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
Exame de Ordem Unificado
O 41º Exame de Ordem é direcionado aos bacharéis e estudantes de Direito que estão matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito até o fim do segundo semestre de 2024.
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...