O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia em homenagem aos 150 de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e considerado o Pai da Aviação - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Lula deve anunciar na manhã desta sexta-feira 21 um novo decreto sobre armas, a fim de reverter medidas de flexibilização adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro. Os detalhes finais do texto são acertados nesta quinta 20.
O petista se reuniu, em Brasília, com os ministros Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil).
Uma das novidades deve ser a retomada da regra a permitir o uso da pistola de calibre 9 milímetros apenas pelas forças de segurança. Em maio de 2019, Bolsonaro havia editado um decreto que liberava a compra de pistolas .40, .45 e 9 milímetros por quem tivesse o porte.
Flávio Dino já havia antecipado que o novo decreto de Lula derrubará a autorização para que clubes de tiro funcionem 24 horas por dia. Ele disse, ainda, que atiradores esportivos não terão aval para trafegar com a arma carregada quando estiverem se dirigindo a uma competição.
A tendência é que o governo anuncie que a Polícia Federal será responsável pela fiscalização dos clubes de tiro, atribuição que hoje cabe ao Exército. A PF também deve ter a responsabilidade de fiscalizar os registros de Caçadores, Atiradores e Colecionadores.
A cerimônia desta sexta ainda contará com outros anúncios voltados à segurança pública. Lula antecipará, por exemplo, a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para os estados.
O petista também editará um decreto para instituir o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, com um investimento previsto de 2 bilhões de reais.
Em um território marcado por distâncias continentais e dificuldades de acesso a serviços públicos, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual...
Por decisão judicial do desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), as obras do Parque de Soluções Ambientais que está sendo construído pela...