A programação de ‘O Mundo Encantado do Natal’, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, transformou o centro histórico da cidade em um cenário de magia e encanto durante o mês de dezembro. Encerrado dia 23 de dezembro, o evento reuniu mais de 175 mil visitantes, no Largo São Sebastião e nos espaços culturais do entorno, consolidando-se como um dos principais eventos culturais e turísticos do estado.
Largo São Sebastião
O Largo de São Sebastião foi o grande destaque da programação, com apresentações artísticas, de quarta a domingo. Com uma árvore de Natal de 23 metros e o tema “Carrossel da Imaginação”, o espaço atraiu cerca de 148 mil pessoas ao longo do evento, oferecendo um verdadeiro espetáculo de luzes, música, paradas natalinas e cenários interativos. Além de reunir cerca de 30 mil pessoas na inauguração da ornamentação do espaço, no dia 1º de dezembro, outro ponto alto no local aconteceu no dia 8 de dezembro, na estreia do musical Pedro e Paula, no Teatro Amazonas, quando 25 mil visitantes prestigiaram as atrações no Largo, em uma única noite.
Também receberam atrações artísticas, o Palacete Provincial, o Teatro Gebes Medeiros, o Parque Rio Negro e o Teatro da Instalação. Ao todo, mais de 200 artistas foram contratados para as programações dos espaços culturais do Centro.
Fábrica do Papai Noel
A Fábrica do Papai Noel, localizada no Centro Cultural Palácio da Justiça, recebeu um total de 8,7 mil visitantes. O espaço foi ambientado com elementos natalinos e contou com uma média de 465 visitas por dia, garantindo uma experiência mágica para crianças e adultos. A atração exigiu agendamento prévio, garantindo organização e acessibilidade ao público.
Espetáculo ‘Pedro e Paula’
O musical natalino ‘Pedro e Paula’, apresentado no Teatro Amazonas, emocionou o público ao narrar uma história que celebra a magia do Natal. Com sessões lotadas, o espetáculo esteve em cartaz por 16 dias, sendo prestigiado por mais de 8,6 mil pessoas.
O espetáculo também se destacou por sua atenção à acessibilidade, com 290 pessoas com deficiência (PCDs) atendidas ao longo das apresentações. Os espaços acessíveis do Teatro Amazonas garantiram a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência, autistas, pessoas com baixa visão e mobilidade reduzida e deficientes auditivos, reforçando o compromisso do Governo do Estado em tornar a cultura acessível a todos.
Casa dos Brinquedos Encantados
Destinada a crianças de até cinco anos, a Casa dos Brinquedos Encantados, instalada na Casa das Artes, recebeu mais de 4,4 mil visitantes. A proposta lúdica resgatou memórias dos brinquedos atemporais e promoveu a criatividade das crianças, com sessões cuidadosamente planejadas para proporcionar uma experiência única.
Exposição ‘Amazônia em Festa Natalina’
A exposição “Amazônia em Festa Natalina”, realizada no Teatro Gebes Medeiros, contabilizou 7,8 mil visitas. Com mais de 50 presépios que mesclam tradição e inovação, a mostra trouxe um olhar amazônico para a celebração natalina, destacando o talento dos artesãos locais.
Valorização cultural e legado natalino
Com atrações diversificadas e acessíveis ao público, “O Mundo Encantado do Natal” reforçou o compromisso do Governo do Amazonas em promover a valorização cultural e artística no estado.
Para o secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, o sucesso do evento demonstra a importância de iniciativas que celebram as tradições natalinas e envolvem a comunidade: “‘O Mundo Encantado do Natal’ é um exemplo de como a cultura tem o poder de unir as pessoas e trazer encantamento. Ver famílias inteiras participando das atrações, celebrando juntas e vivenciando a magia do Natal é a maior recompensa para todos os que se dedicaram a realizar este evento”, afirmou o secretário.
Encerrada com grande sucesso, a programação deixou um legado de alegria, união e inclusão para os amazonenses e turistas que vivenciaram a magia do Natal no coração de Manaus.
Às vésperas de um novo ano, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresenta algumas das perspectivas para...
"A catástrofe climática está destruindo a saúde pública, ampliando a desigualdade social, ferindo o desenvolvimento sustentável e abalando as estruturas da paz": na abertura...