O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 foi impecável para Lando Norris, da McLaren, que liderou de ponta a ponta, inclusive vencendo a Sprint, mas teve requintes de crueldade para o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que abandonou na 1ª volta.
Em arrancada histórica, Max Verstappen, da Red Bull Racing, ficou com o 3º lugar do pódio. Após o 16º lugar na classificação, a equipe do holandês decidiu trocar praticamente todo o carro, fazendo com que ele largasse do pitlane. A escalada de 17 posições consagrou a corrida do tetracampeão mundial.
Kimi Antonelli, da Mercedes, foi o 2º colocado, fazendo uma corrida limpa em Interlagos.
A prova teve três desistências: as duas Ferrari e a do brasileiro. Lewis Hamilton e Charles Leclerc, da Ferrari, tiveram problemas com seus carros após contatos sofridos na primeira metade da corrida. Bortoleto bateu logo na volta de abertura após um contato com Stroll, que mais tarde fez contato com Tsunoda, mas continuou na corrida.
Como ficou a classificação do Mundial de Pilotos
-
Lando Norris (McLaren) — 390 pontos
-
Oscar Piastri (McLaren) — 366 pontos
-
Max Verstappen (Red Bull Racing) — 341 pontos
-
George Russel (Mercedes) — 276
-
Charles Leclerc (Ferrari) — 214
Largada maluca e acidente de Bortoleto
Norris manteve a ponta na largada, com Antonelli em segundo e Leclerc em terceiro. Hamilton teve um toque com Sainz e perdeu posições, ficando lado a lado com Bortoleto, que o passou.
O brasileiro fez uma ultrapassagem por fora em Colapinto e vinha disputando com Lance Stroll, quando encostou no canadense e bateu, abandonando logo na primeira volta. Hamilton quebrou sua asa traseira tocando em Colapinto. Com isso, o Safety Car foi acionado.
Na relargada, Piastri foi para cima, tocou em Kimi Antonelli, que, na sequência, resvalou em Leclerc, mas continuou na pista, pulando de quarto para segundo, enquanto o monegasco abandonou, gerando um Safety Car Virtual. Mas o australiano foi punido com 10s pela manobra.
Isso deu tranquilidade para Norris, que já tinha aberto 3s de vantagem em cima do companheiro quando a punição foi confirmada, na volta 17. No entanto, o pit stop do britânico o fez ser ultrapassado pelo companheiro de equipe.
Escalada de Verstappen
Mais atrás, Max Verstappen, que largou do pitlane, vinha se recuperando e surgiu em 13º, mas teve um pneu furado antes da segunda relargada e voltou para o fundo do pelotão, escalando até o quarto lugar depois que os pilotos que largaram com o pneu macio começaram a passar.
A maior parte das ultrapassagens de Verstappen aconteceu na reta, uma vez que o piloto da Red Bull entrou na pista com um motor novo.
Depois de duas trocas de pneus, o holandês conseguiu a arrancada segurando o jogo de pneus o máximo que pôde, deixando Norris, Piatri e Antonelli, no pitlane, para atrás.
No fim da corrida, a persistência do piloto se pagou, em uma busca implacável a Russel e Piastri, que ficaram com o 4º e 5º lugares, respectivamente.
Veja a classificação final:
-
Lando Norris (McLaren)
-
Kimi Antonelli (Mercedes)
-
Max Verstappen (Red Bull Racing)
-
George Russell (Mercedes)
-
Oscar Piastri (McLaren)
-
Oliver Bearman (Haas F1 Team)
-
Liam Lawson (Racing Bulls)
-
Isack Hadjar (Racing Bulls)
-
Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
-
Pierre Gasly (Alpine)
-
Alexander Albon (Williams)
-
Esteban Ocon (Haas F1 Team)
-
Carlos Sainz (Williams)
-
Fernando Alonso (Aston Martin)
-
Franco Colapinto (Alpine)
-
Lance Stroll (Aston Martin)
-
Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
-
Lewis Hamilton (Ferrari) — fora
-
Charles Leclerc (Ferrari) — fora
-
Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) — fora













