Pinocchio Centro Educacional será palco do lançamento da iniciativa, que visa engajar crianças e famílias na coleta seletiva e reaproveitamento de materiais - Foto: Divulgação

As Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS) dão mais um passo em direção à sustentabilidade, com o lançamento do projeto “Reciclar é Transformar”. A iniciativa será oficialmente apresentada no Pinocchio Centro Educacional, no dia 19 de maio, com uma programação que se estenderá das 8h30 às 14h, envolvendo alunos e familiares em atividades de conscientização e prática da reciclagem.

A data não foi escolhida por acaso, neste sábado (17) foi comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, criado com o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte correto de resíduos na preservação do meio ambiente e na construção de um futuro sustentável.

O projeto, voltado para a Educação Infantil, surge em sintonia com a recente conferência sobre o destino e reaproveitamento do lixo realizada nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Martha Falcão, também parte das INFS. Enquanto os estudantes mais velhos se aprofundaram em discussões e ações de maior escala, as crianças do Pinocchio iniciam sua jornada como “pequenas guardiãs da natureza”.

Através de atividades lúdicas e participativas, o “Reciclar é Transformar” ensinará os alunos a separar corretamente o resíduo e a usar materiais reutilizáveis na criação de brinquedos e objetos. A iniciativa busca envolver ativamente as famílias, incentivando o descarte consciente e a percepção do resíduo como matéria-prima para a reinvenção. Para facilitar a participação dos pais, o Pinocchio Centro Educacional disponibilizará lixeiras recicláveis para o descarte adequado dos materiais.

“A preocupação com o meio ambiente faz parte do DNA das nossas escolas. Acreditamos que a educação ambiental deve ser integrada à formação de crianças e adolescentes desde cedo, cultivando valores de responsabilidade e respeito pelo planeta”, afirma a diretora das instituições, Nelly Falcão de Souza. “O projeto ‘Reciclar é Transformar’ é um exemplo prático desse compromisso, mostrando de forma tangível como pequenas ações podem gerar um impacto positivo significativo para um futuro mais sustentável”, afirmou.

De acordo com Úrsula Bessa, coordenadora pedagógica do Pinocchio Centro Educacional, o propósito principal é trabalhar com os alunos a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais como latas, caixas e garrafas PET, transformando-os em brinquedos e itens de decoração. O projeto terá caráter permanente, com o lançamento em maio e desenvolvimento ao longo do ano. A primeira grande exposição dos brinquedos criados pelas crianças com materiais reciclados está programada para o dia 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Com essa iniciativa, as INFS reforçam seu papel na formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação ambiental.