Foto: Assessoria

O deputado Comandante Dan (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (18), para enfatizar  que a segurança do cidadão está indissociável da proteção ambiental.

O parlamentar fez a afirmativa ao comentar sobre a realização do Fórum Regional de Proteção Integrada de Fronteiras, promovido pelo Governo Federal, em Manaus, com a presença de ministros de Estado.

“Vivemos o ‘Setembro Negro’, caracterizado pelo normal que é novo, com as constantes ameaças e urgências climáticas. Precisamos tratar o normal que é novo de maneira proativa e efetiva, pois se não pensarmos segurança pública nas fronteiras (é urgente) e sem a pensar a segurança ambiental, estaremos fazendo apenas metade do trabalho. Os grandes crimes ambientais na Amazônia estão diretamente associados ao crime organizado, os chamados narconegócios”, afirmou Dan.

Ele também defendeu que precisa virar costume a ocupação do  interior com a realização de grandes eventos, como o Fórum de Segurança nas Fronteiras.

“O evento acontece em Manaus, contudo deveria ser em Tabatinga, na fronteira, onde a vulnerabilidade é evidente. Isso dá uma noção de realidade, já que as coisas acontecem naque local. Deixo esse pedido aos ministros presentes no Fórum”, solicitou  o parlamentar.

O deputado avalia, ainda, que o Fórum é uma reposta ao esforço que seu mandato tem desenvolvido para uma integração entre União e Estado no combate às corporações criminosas transnacionais que avançam sobre a faixa de fronteira do Amazonas.

“Em dois anos, estive com dois ministros de Estado da Justiça, dois secretários nacionais de segurança pública, trouxemos autoridades do Executivo e do Legislativo  Federais à Manaus e os levamos até Tabatinga. O Fórum é o início do atendimento ao nosso esforço”, finalizou.

Com informações da assessoria