Foto: Divulgação

A musculação tem ganhado espaço entre mulheres de diferentes idades, não apenas pelos resultados estéticos, mas principalmente pelos benefícios para a saúde. De acordo com informações da Agência Einstein (plataforma de notícias sobre ciência e saúde), o treino de força auxilia na prevenção da osteoporose, preserva a massa muscular, controla glicemia, colesterol e pressão arterial, além de contribuir para o bem-estar emocional e a autonomia em todas as fases da vida.

Esse foi o caso da servidora pública Lorayne Tomaz, 38, aluna há 9 anos da Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra. Ela conta que a prática da musculação contribuiu para sua saúde física e mental e, também, para a melhoria significativa na qualidade de vida. “Nesse período que faço musculação, já perdi gordura, ganhei massa muscular. A musculação mudou minha autoestima, melhorou meu preparo físico e foi essencial para lidar com a depressão”, relata.

Para a profissional de Educação Física, Ana Lisboa, que acompanha Lorayne na Fórmula Academia, a prática da musculação vai muito além do ganho estético. “O treino de força ajuda a reduzir gordura corporal, aumentar a massa muscular, melhorar a postura, fortalecer os ossos e articulações e ainda contribui para o equilíbrio hormonal. Cada treino é adaptado à idade, ao histórico de saúde e aos objetivos de cada mulher”, afirma.

Segundo a profissional, a maioria das alunas busca na prática da musculação tanto o emagrecimento quanto a definição corporal, mas muitas mulheres também procuram qualidade de vida, disposição e prevenção a doenças.

“O treino de força também é indicado para mulheres com problemas de coluna, dores articulares, osteopenia (perda de densidade óssea) e sintomas da menopausa. Durante a prática, as alunas apresentam melhora significativa nessas questões relacionadas à saúde”, comenta.

Ana Lisboa reforça que é mito a ideia de que o treino de força deixa a mulher ‘masculinizada’. “Isso não se sustenta mais. Na verdade, o treino fortalece e harmoniza o corpo, trazendo ganhos físicos e emocionais”, acrescenta.

Com equipamentos adaptados e acompanhamento profissional constante, a Fórmula Academia oferece suporte para diferentes perfis de alunas, desde jovens que buscam definição até mulheres que enfrentam questões relacionadas à saúde. “Cada mulher tem um objetivo diferente, mas todas descobrem na musculação um caminho de saúde e autoconfiança”, reforça Ana Lisboa.