
Em 2025, um novo Mundial de Clubes terá início. Divulgado nesta sexta-feira (23) pela Fifa, o torneio, que ocorrerá nos Estados Unidos, contará com 32 clubes na disputa, que vai acontecer de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo. Os EUA também serão sede da Copa em 2026, juntamente com México e Canadá.
A escolha do país para o novo modelo do torneio foi feita, por unanimidade, pelo conselho técnico da entidade que comandado futebol no mundo. Infraestrutura dos estádios e a ampla capacidade de serviços para os times e ao turismo, foram alguns dos pontos que pesaram em favor dos EUA. A estreia da competição deverá ocorrer entre junho e julho de 2025.
No Brasil, Flamengo e Palmeiras, campeões da Copa Libertadores em 2022 e 2021, já estão garantidos. Segundo a Fifa, os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga na competição. A entidade determinou seis vagas para a Conmebol. Por tanto, ainda faltam quatro lugares no novo Mundial. Dois serão definidos nas Libertadores deste ano e 2024, mas ainda não há critério para as duas últimas vagas. Cogita-se o uso do ranking da entidade sul-americana para a definição.
Além das seis vagas aos clubes sul-americanos, a divisão de vagas terá:
- País-sede – 1 time
- África – 4 times
- Ásia – 4 times
- Continua após a publicidade
- Oceania – 1 time
- Europa – 12 times
O novo torneio, porém, não substituirá a competição que já ocorre todo ano, que tem o Real Madrid como atual campeão e contará, nesta edição, o Manchester City de Haaland na disputa, entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. O atual regulamento, de 2005, ainda permanece em 2023.
Mas depois deverá mudar. O atual conta com sete clubes, um deles convidado por ser do país-sede. Isso vai acabar. Além disso, o representante da Conmebol jogará uma partida a mais para chegar até a decisão, e o time europeu vai esperar o adversário já na decisão da taça.
Novo modelo da Fifa para o Mundial anual:
- Campeão da Copa Libertadores x campeão da Champions da Concacaf
- Um Triangular entre os campeões da Champions da Ásia, África e da Oceania
- Duelo entre os vencedores destas duas chaves define quem fará a final com o campeão da Champions League.