Mulher supera AVC, câncer e coma e vira exemplo de resiliência - Foto: Reprodução / Instagram

A britânica Shona Hirons, de Portishead, na Inglaterra, é a prova viva de que a resiliência humana não tem limites. Aos 50 anos, ela já enfrentou sete situações que poderiam ter sido fatais: um AVC, um buraco no coração, um acidente de bicicleta com traumatismo craniano, câncer de útero, Covid-19, pneumonia grave e meningite bacteriana. Apesar de tantos desafios, Shona não só sobreviveu como transformou cada experiência em uma lição de vida.

O primeiro susto: um AVC aos 22 anos

Aos 22 anos, Shona sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) causado por estresse extremo e esgotamento físico. Na época, ela trabalhava mais de 80 horas por semana como advogada e ignorava os sinais de alerta do próprio corpo. As informações são do portal Need to Know, do Reino Unido.

Buraco no coração e quase morte na bicicleta

Uma década depois, os médicos descobriram um buraco em seu coração, exigindo uma cirurgia de emergência. Determinada a melhorar sua saúde, Shona começou a pedalar, mas em 2017 sofreu um acidente terrível. Ao bater o rosto em um meio-fio, fraturou todos os ossos da face e teve um inchaço cerebral tão grave que foi induzida ao coma.

Com apenas 20% de chance de sobreviver, ela passou por uma cirurgia reconstrutiva e, contra todas as expectativas, se recuperou.

Câncer, covid e meningite: novas batalhas

Dois anos após o acidente, Shona recebeu o diagnóstico de câncer de útero. Ela venceu a doença, mas em julho de 2024 enfrentou mais uma tríplice ameaça: Covid-19, pneumonia e meningite bacteriana.

Apesar de tantos percalços, Shona não se vê como vítima. Hoje, ela trabalha como coach de comportamento e nutrição, ajudando outros a encontrarem equilíbrio.

*Com informações de IG