Morreu Juan Pedro Franco, 41, mexicano reconhecido como o homem mais pesado do mundo, em 2017, com 595 kg - Foto: Divulgação / Guinness World Records
Morreu Juan Pedro Franco, 41, mexicano que deteve o recorde de homem mais pesado do mundo, com 595 quilos, segundo o Guinness. De acordo com o médico que o acompanhava, José Antonio Castañeda, a morte decorreu de complicações provocadas por uma infecção renal.
Franco morreu na última quarta-feira, 24, enquanto estava internado em um hospital na região central do Estado mexicano de Aguascalientes, revelou o médico ao Daily Mail.
O reconhecimento pelo Guinness World Records veio em 2017, quando Juan Pedro foi creditado como o homem mais pesado do mundo. À época, ele estava com 32 anos e praticamente imóvel, após passar anos acamado por conta das complicações provocadas pela obesidade extrema.
Ainda naquele ano, Juan Pedro deu início a uma programação médica intensiva, sendo acompanhado de perto por Castañeda. O tratamento incluía uma dieta mediterrânea, rica em frutas e vegetais, seguida por duas cirurgias bariátricas.
O tratamento deu resultado e o mexicano apresentou uma perda drástica de peso e baixou para 208 kg, o que possibilitou que ele voltasse a andar.
Em meio ao acompanhamento médico, Juan sobreviveu a uma infecção por covid-19, em 2020, apesar de ser considerado paciente de alto risco.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) assinou os requerimentos de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados e de Comissão...