Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil usou as redes sociais para compartilhar uma mensagem criticando o ministro Alexandre de Moraes, do STF, após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mensagem escrita pelo vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, afirma que Moraes traz “vergonha e descrédito” ao Brasil. Ela foi traduzida e compartilhada pela embaixada na noite de ontem, horas após a prisão.

A tradução publicada pela embaixada também aponta Moraes como alguém que “não reconhece limites para seu poder”. “Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não reconhece limites para seu poder”, diz parte da publicação.

Texto fala que os EUA estão “profundamente preocupados” e chama prisão de “ataque ao Estado”. O texto de Landau também chama a prisão de “provocativa e desnecessária” e diz que Bolsonaro estava sob vigilância e com restrições de comunicação.

Embaixada republicou críticas de secretários a Moraes ao menos outras duas vezes. Em uma das ocasiões, o órgão traduziu um texto do Secretário de Estado Marco Rubio afirmando que o Brasil vive “perseguições políticas”. Em outra, republicou uma mensagem do subsecretário Darren Beattie, afirmando que o ministro violava direitos humanos.

Já o presidente Donald Trump falou pouco sobre a prisão de Bolsonaro, dizendo apenas ser “uma pena”. Em conversa com jornalistas ontem, o presidente disse que não sabia que o brasileiro tinha sido preso.

“O quê? Não sei nada sobre isso. Não ouvi falar. Foi o que aconteceu? É uma pena” disse Donald Trump, a jornalistas na Casa Branca.

*Com informações de Uol