A estrutura de funcionamento do Serviço de Urgência e Emergência de Manaus (Samu 192) e a rotina das atividades dos profissionais que atuam na regulação, na educação permanente e na assistência direta aos usuários que necessitam de socorro foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao representante da Coordenação-Geral de Urgência do Ministério da Saúde, Raphael Arosti de Luna, durante visita técnica realizada nesta semana.
O técnico foi recebido pelo subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e pela diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa, Elen Assunção. Os gestores acompanharam Raphael Arosti para a visitação da Central do Samu, localizada no bairro Praça 14, das bases Fluvial e Oeste e, juntamente com as equipes técnicas locais, prestaram informações detalhadas sobre o Núcleo de Educação em Urgência e sobre o funcionamento das motolâncias, serviço responsável por agilizar o atendimento às vítimas até a chegada das ambulâncias tradicionais.
“Estes dois pontos, educação e o serviço das motolâncias, considerados referência, foram o principal objeto de interesse do técnico”, explicou Djalma Coelho. De acordo com o subsecretário, Raphael Arosti ficou bem impressionado em relação às duas atividades, que se destacam pelo alcance e pelos resultados.
“O Samu Manaus realiza treinamentos em todo o Estado e, na capital, tem forte atuação junto a escolas e instituições das mais diversas áreas, interessadas em capacitar seus colaboradores para os primeiros socorros”, ressaltou Djalma Coelho. Quanto às motolâncias, o subsecretário informou que o serviço, realizado com o uso de motocicletas equipadas para os primeiros socorros, tem condições de chegar mais rapidamente ao local da ocorrência e realizar as primeiras manobras para estabilizar o paciente enquanto os veículos tradicionais, que podem ser unidades de suporte básico ou avançado, estão em deslocamento.
A diretora Elen Assunção disse que é sempre gratificante compartilhar informações sobre o Samu, já que as boas práticas podem ajudar outros Serviços a melhorar sua atuação. “Temos a preocupação de qualificar de forma permanente nossos servidores e estabelecer metas de melhoria a partir do monitoramento dos nossos resultados, por isso, nos tornamos referência”.
A visita técnica também foi acompanhada pela assessora da Semsa, Antonia Affonso, e pela secretária de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM).
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...