Mais do que uma área estratégica para o fortalecimento de atividades econômicas e logísticas entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), a BR-319 também é lar de povos e culturas indígenas milenares que, mesmo ameaçados por uma possível pavimentação, têm as soluções sustentáveis para os impactos socioambientais. Esse é o tema da seção “Ciência” do informativo do Observatório BR-319 (OBR-319), que traz uma entrevista com o antropólogo e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Miguel Aparicio, disponível gratuitamente pelo link: bservatoriobr319.org.br.
O pesquisador explica que há, pelo menos, quatro redes indígenas principais: os povos no entorno da Região Metropolitana de Manaus (RMM); os povos Mura e os povos de língua Kagwahiva (respectivamente no baixo e alto rio Madeira); os povos Apurinã e os povos da família linguística Arawá (rio Purus); e os povos na área do estado de Rondônia.
Há 13 mil anos, essas e outras populações são responsáveis pela configuração e composição da Amazônia. Tanto que, na avaliação de especialistas, as Terras Indígenas (TIs) são os territórios mais conservados e essenciais na luta contra as mudanças climáticas.
Porém, ele alerta que hoje, mesmo sem a trafegabilidade adequada na BR-319, as populações já sofrem com a expansão da pecuária, extração de madeira, grilagem, mineração e outros problemas socioambientais em seus territórios.
Outro efeito preocupante é o “espinha de peixe”, que nasce com a abertura de estradas e ramais ilegais. Segundo um estudo recém-publicado pelo OBR-319, atualmente existem 45.495 feições lineares, totalizando 18.897 quilômetros de extensão.
“O problema da BR-319, em relação aos povos indígenas, não é a estrada como linha conectiva, mas que a sua consolidação desordenada abra uma ferida mortal na Amazônia. Ou seja, um eventual desmonte das Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável [RDS] e outros territórios”, afirma Aparicio, que também é o presidente do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi).
Com tantas ameaças, muitas etnias decidiram restringir o contato com o restante da sociedade. São os chamados “povos isolados”. O pesquisador pontua que há registros expressivos nas bacias dos rios Purus e Madeira, vivendo uma situação de cerco nos seus territórios e conscientes dos processos em curso na BR-319 e na área de influência.
“Para além da condição de vítima, os povos indígenas estão produzindo soluções sustentáveis há muito tempo. Eu considero que as soluções para os impactos da BR-319 já foram formuladas pelas populações que ocupam a área de influência. Eles já têm as soluções. O que precisamos é ampliar a escala para outras populações”, finaliza.














