Jojo Todynho tem compartilhado com seus fãs os resultados de sua jornada de emagrecimento e perda de peso. Ela foi destaque no Arnold Sports Festival South America, no domingo (6), em São Paulo, e chocou ao revelar ter perdido 86 kg.
Em entrevista à Contigo!, a Dra. Raquel Menezes, médica nutróloga, fala sobre processo de emagrecimento e avalia o relato da campeã do reality A Fazenda. Durante o evento, Jojo Todynho detalhou sobre sua perda de peso.
Jojo falou abertamente da bariátrica, mas valorizou o esforço próprio em manter a silhueta. “Em 2019, começou minha luta contra a obesidade. Hoje, eu sou uma pessoa completamente diferente do que fui. São 86kg a menos. Não é para qualquer um”.
Segundo a Dra. Raquel Menezes, médica nutróloga, é totalmente possível e saudável perder esta quantidade de peso relatada por Jojo Todynho, de forma saudável, principalmente quando há acompanhamento médico e multiprofissional.
“No caso da Jojo, a perda de 86 kg representa uma mudança significativa, e o mais importante é que ela tenha ocorrido de forma gradual, com monitoramento da saúde metabólica, equilíbrio nutricional e atenção à massa magra. A saúde não está apenas no número da balança, mas na forma como o corpo responde a essa transformação”, explica.
‘Não é só bariátrica’
Jojo Todynho passou por uma bariátrica, mas reforçou que seu processo de emagrecimento não tem relação apenas com os procedimentos estéticos. A campeã do programa A Fazenda 12, da Record TV, também destacou a importância de uma rotina de exercícios. A especialista avalia.
“O exercício físico é um grande aliado, sem dúvida, mas ele faz parte de um conjunto. A alimentação tem um papel central no emagrecimento, enquanto o exercício ajuda no gasto calórico, preservação da massa muscular e melhora do metabolismo”, declara.
A Dra. Raquel Menezes reforça que cada organismo é individual, por isso não existe fórmula mágica. De maneira geral, para emagrecer com saúde é necessário:
-
Manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e pobre em ultraprocessados;
-
Ajustar o consumo calórico conforme o gasto energético;
-
Priorizar alimentos naturais;
-
Garantir uma boa hidratação e sono de qualidade.