Foto: Rudá Marques

O candidato à Prefeitura, Marcelo Ramos (PT), visitou a fábrica da Samsung, instalada no Distrito Industrial de Manaus. Ao lado do presidente da CUT, Valdemir Santana, Marcelo destacou o compromisso com a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), dos empregos dos amazonenses e com a atração de novos investimentos para o Polo Industrial.

“Como deputado federal lutei para defender nosso modelo por entender que ele é fundamental. A nossa proposta, agora, é diversificar os negócios com a criação da Zona Franca Digital”, afirmou Marcelo durante almoço com funcionários.

A ideia é que a Zona Franca Digital seja criada e mantida com recursos arrecadados via Lei de Informática – que prevê a aplicação de, no mínimo 5% (cinco por cento), do faturamento bruto das empresas instaladas na ZFM em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

“Além de formatar uma política de atração de empresas de software, vamos criar programas permanentes de qualificação profissional, possibilitando a geração de empregos de qualidade, principalmente para os jovens, num momento em que o mercado se ressente da falta deste tipo de mão-de-obra”, completou Marcelo Ramos.

Museu

Outra proposta mencionada por Marcelo foi a da criação de um Museu da Zona Franca de Manaus, com mais um atrativo turístico para Manaus.

“Este museu pode ser um museu de permanência do turista. Produtos que já saíram de circulação podem ser expostos para que os turistas aprendam que foram produzidos aqui, como TVs de tubo da Samsung, por exemplo. Sou um entusiasta deste museu. Temos outros modelos em outros locais”, afirmou Marcelo Ramos.

Com informações da assessoria