As propostas para segurança pública estão reunidas no programa ‘Vida Segura’ - Foto: Rudá Marques

O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), propõe aumentar o efetivo da Guarda Municipal, que conta com 383 servidores, e colocar a corporação nos terminais de ônibus da cidade, nas linhas do transporte coletivo mais assaltadas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para garantir o funcionamento em horário estendido.

As propostas do candidato para Segurança Pública estão reunidas no programa ‘Vida Segura’, incorporado ao programa de Governo da coligação ‘Manaus mais Forte’.

“A segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado, mas a prefeitura pode dar a sua parcela de colaboração. Colocamos no nosso plano de governo o aumento do efetivo da Guarda Municipal e os guardas estarão nos terminais de ônibus, linhas mais assaltadas e UBS. Vamos voltar com o vigilante para porta das escolas, isso é fundamental e urgente, afirmou.

Ainda para o transporte coletivo, Marcelo propõe a integração das câmeras dos ônibus ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para auxiliar na recaptura de foragidos e diminuir o tempo de resposta às ocorrências de assaltos.

Praças

Para Marcelo, recuperar os espaços de convivência coletiva nos bairros, como praças, também é segurança pública.

“O Largo de São Sebastião e a Ponta Negra não são locais seguros porque tem polícia. São seguros porque são iluminados, limpos e têm atrações culturais. O que o Governo faz com o Largo e a prefeitura com a Ponta Negra nós vamos fazer com a praça do Armando Mendes, do Jorge Teixeira, da Compensa, do Novo Israel para garantir que esses espaços sejam devolvidos para convivência comunitária e para as famílias. Isso também é segurança pública”, defende.