
Os principais desafios e soluções para a segurança pública na Amazônia estarão em debate no I Seminário Nacional de Segurança Pública, que será realizado no dia 24/02, das 8h30 às 12h20, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na Av. Djalma Batista, 3578, bairro Flores, em Manaus. O evento é gratuito e aberto ao público.
O objetivo do evento é coletar propostas e promover debates com autoridades, comunidade acadêmica e gestores para formular políticas de segurança pública para o Brasil, começando pela região amazônica. A iniciativa é promovida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB Nacional), por meio da Comissão Nacional de Segurança Pública, em parceria institucional com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), envolvendo seus programas acadêmicos e institucionais voltados à área da segurança pública.
O seminário contará com a presença da presidente nacional do IAB, Dra. Rita Cortez, acompanhada do assessor especial da presidência, Dr. Jorge Folena, do reitor da UEA, Dr. André Zoghaib, além de autoridades, especialistas e representantes de instituições estratégicas.
Programação
A programação será aberta com a palestra “Educação, ciência e inovação na prevenção da violência na Amazônia”, ministrada pelo Dr. André Zoghaib, membro do IAB e reitor da Universidade do Estado do Amazonas. Em seguida, o tema “Sistema de Justiça, crime organizado e territórios vulneráveis” será abordado pelo Dr. Eliete Fernandes Júnior, membro do IAB e juiz da Infância e Juventude Infracional de Manaus, do Tribunal de Justiça do Amazonas.
O impacto da criminalidade na atividade econômica será discutido na palestra “Impactos da criminalidade na economia e no setor produtivo na Amazônia”, com Ralf Baraúna Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). A programação também contará com a palestra “Democracia e política de segurança pública baseada em evidências”, ministrada por Antônio Gerson de Oliveira Nascimento, doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UEA (PPGSP).
Encerrando o seminário, o tema “Urbanismo social, prevenção da violência e soluções estruturais” será apresentado por Ricardo Brizola, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social e Segurança Pública do Centro de Estudos de Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública do Governo Federal.
Espaço estratégico de reflexão e construção coletiva
A presidente nacional do IAB, Dra. Rita Cortez, afirma que o seminário representa um espaço estratégico de reflexão e construção coletiva sobre um dos temas mais sensíveis para o país, especialmente na região amazônica, como é também uma iniciativa no sentido de realizar eventos culturais e educacionais fora da nossa sede no Rio de Janeiro. É compromisso histórico do IAB realizar debates qualificados, plurais e fundamentados, capazes de contribuir efetivamente para o aprimoramento das políticas públicas de Estado e para o fortalecimento da Democracia no Brasil, promovendo-os em qualquer região do país, tendo em vista que o IAB é uma instituição de âmbito nacional.
“Discutir segurança pública na Amazônia, portanto, é discutir democracia, desenvolvimento e dignidade humana. Reunimos neste seminário especialistas de diferentes áreas para analisar desafios complexos e propor soluções baseadas em evidências, respeitando as particularidades da região e o impacto direto dessas políticas na vida da população”, afirmou a presidente Dra. Rita Cortez.












