
Um novo marco para o esporte equestre e equoterapia está prestes a surgir em Manaus. O Quintas de São José do Rio Negro, localizado na Estrada do Cetur, bairro Tarumã, será a base de um complexo hípico pioneiro, cujo projeto foi apresentado neste domingo (27) durante o Quintas Open de Salto. Com mais de 20.000 metros quadrados, o empreendimento promete ser o mais completo da região, destacando-se pela estrutura e variedade de serviços oferecidos.
De acordo com a arquiteta Yasmin Fazini, responsável pelo projeto, o complexo será dividido em três setores estratégicos. Na entrada, um setor comercial em estilo “western” abrigará restaurantes e lojas, criando um ambiente convidativo para visitantes. O coração do complexo será o setor central, dedicado às competições. Este espaço contará com duas pistas cobertas, uma para hipismo e outra para provas de três tambores, garantindo a realização de eventos em qualquer condição climática.
A área de serviço, localizada na extremidade do terreno, foi projetada para atender às necessidades dos atletas e, principalmente, dos animais. Incluirá um estábulo com capacidade para 50 cavalos, além de depósito para alimentos e um local específico para compostagem.
Além de impulsionar os esportes equestres, o complexo terá um forte pilar social: a equoterapia. Um redondel de apoio será destinado a crianças e adultos que necessitam desse método terapêutico, reforçando o compromisso do projeto com o bem-estar e a inclusão.
Yasmin Fazini ressalta que o projeto incorpora as mais modernas técnicas da arquitetura equestre, inspirando-se em referências nacionais e internacionais para oferecer uma infraestrutura de ponta. “Acredito que, em termos de tamanho e abrangência de serviços, não haverá nada similar em Manaus, especialmente no que diz respeito às pistas cobertas”, afirma a arquiteta.
O novo complexo hípico promete transformar o cenário equestre em Manaus, oferecendo um espaço de excelência para atletas, animais e a comunidade em geral. “Este empreendimento é mais do que um espaço para o esporte, é um compromisso do Quintas de São José do Rio Negro com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Acreditamos que, ao fomentar o esporte equestre e oferecer a equoterapia, estamos investindo em uma melhor qualidade de vida para Manaus”, destacou João Batista Pi, diretor da incorporadora BTP Urbanismo, responsável pelo condomínio.
A expectativa, segundo Batista, é que o condomínio se torne um espaço de referência para provas e treinos da modalidade. “O Quintas Open de Salto foi nosso primeiro passo como um polo esportivo de referência e fortalece os laços com a Federação Amazonense de Hipismo, abrindo caminho para futuras parcerias e o crescimento do esporte em nossa região”, disse o diretor da BTP Urbanismo.
Durante o evento, o público teve a oportunidade de prestigiar provas de salto, uma palestra exclusiva de julgamento de provas e noções de armação de percurso, ministrado pelo renomado cavaleiro e desenhador de percurso internacional, Vailton Cordeiro. O Quintas Open de Salto também ofereceu degustações de produtos parceiros e atividades como passeios de cavalo, bike, caiaque, beach tennis e test drive de carros.
Conheça os vencedores nas provas:
0,95 Aberta
-
José Cláudio Gomes dos Santos/ SL Chio Sari – CHAC
-
João Victor Mateus / Chaparral – TXT
-
Alexia Neves Castelo Branco Cordeiro / Vênus RI – CHAC
-
Otto Silveira/ King of Day – CHAC
-
Andrezza Da Silva Nasser/ Cantoneira- MAN
0,75 ESCOLA
-
Pedro Macedo de Lima Nogueira/ Bia champ/ TXT
-
Laisa Andrade Fraxe/ Shara – E.E. Nissim Pazuello
-
Helena Lapp dos Reis/ Rie Gaz Tauari – E.E. Nissim Pazuello
-
Davi Teixeira Bustamante/ Jade – adentro Hipico Ana Julia
-
Pedro Macedo de Lima Nogueira/ Chaparral – TXT