Foto: Divulgação

O Manauara Shopping vem ampliando suas iniciativas sustentáveis como forma de contribuir para a preservação do planeta e o bem-estar das futuras gerações. Com um impacto positivo para clientes, colaboradores e lojistas, o shopping é um agente mobilizador e facilitador para o cumprimento das metas já anunciadas pela companhia para 2030.

Em 2024, no pilar ambiental, o Manauara Shopping demonstrou, mais uma vez, seu compromisso com a sustentabilidade. Somente neste ano, mais de 1.000 toneladas de resíduos foram destinados à reciclagem, contribuindo significativamente para a redução da poluição e a promoção de um futuro mais sustentável.

O centro de compras destinou corretamente materiais como papel, papelão, metal, vidro e madeira, além de realizar processos de carbonização. Entre os resíduos gerados, 95% são reciclados e outros 5% passam pelo processo de carbonização.

Com essas ações, o centro de compras deixou de emitir mais de 376 toneladas de CO₂ na atmosfera. A reciclagem de metais e alumínio evitou, por exemplo, a extração de mais de 53 toneladas de minério bruto e bauxita. Com os plásticos, mais de 3 toneladas de petróleo não precisaram ser exploradas.

As ações implementadas para diminuir o uso e aumentar a reciclagem de papel evitou-se o corte de mais de 9 mil árvores e o consumo de mais de 3 mil litros de água. Já os vidros reciclados evitaram a extração de mais de 89 toneladas de areia e calcário.

“Esses números reforçam a importância de práticas conscientes e sustentáveis, destacou o Superintendente do Manauara Shopping, Leonardo Moretti. “O Manauara Shopping segue firme em sua missão de gerar impactos positivos para o meio ambiente. Somos aterro zero! Isso significa que possuímos um sistema eficiente de gestão de resíduos, garantindo que nada seja descartado em aterros sanitários. Essa abordagem mostra um compromisso profundo com a economia circular, reaproveitando e reciclando materiais ao máximo”, disse.

A adoção de medidas sustentáveis vem sendo ampliada com a automação de sistemas no Manauara. É o caso do abastecimento de água, cujo novo sistema permite total controle da operação, sendo possível detectar de imediato qualquer intercorrência. Outra novidade implantada no início deste ano foi a osmose reversa, que permite a filtragem da água reaproveitando-a na refrigeração do shopping. Todo o efluente é tratado e reutilizado nos mictórios e vasos sanitários, iniciativas que aumentaram a eficiência do uso de água e reduziram o consumo em 20%.

A iluminação do shopping é em LED, com sistemas automatizados, que geram maior economia, pois são desligados quando não há ninguém no ambiente.

No pilar ambiental, shopping que integra a companhia ALLOS tem compromissos com a recuperação de resíduos sólidos, reuso e economia de água, além da transição energética – Foto: Divulgação

Circuito ambiental tem espaço garantido no Manauara Shopping

Desde sua inauguração, o Manauara Shopping integra a sustentabilidade ao seu conceito. Um dos destaques é o Buritizal, área de preservação permanente com 3 mil m² de vegetação nativa, que reforça a importância da proteção ambiental. Outra iniciativa de destaque é o Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), localizado no Piso Açaí (G3), que promove palestras e exposições sobre temas ambientais em parceria com escolas públicas da Prefeitura de Manaus.

Com uma área de 133,56m², o espaço recebe em média três escolas por semana de março a novembro. Um dos principais resultados dessa iniciativa é o impacto direto na formação de crianças e adolescentes por meio da difusão da educação ambiental nas escolas públicas, falando principalmente da importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. Em sete anos de atuação, o espaço já recebeu mais de cem mil crianças de escolas públicas que foram despertadas para o tema da sustentabilidade.

Referência em ESG

A ALLOS foi a primeira empresa do setor a se comprometer publicamente com metas ESG e a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A companhia divulgou recentemente seu Relatório de Sustentabilidade, um acompanhamento completo de suas ações. Em 2024, registrou 84% da energia contratada proveniente de fontes renováveis e 20% possuem Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC).

Dos shoppings do portfólio espalhados pelas cinco regiões do país, 16 deles contam com sistemas de reuso de água. Ano passado, 526.630 m3 desse recurso foi proveniente de reuso, o equivalente a 211 piscinas olímpicas. Já no que diz respeito à gestão de resíduos, 62% dos resíduos gerados pelos shoppings foram recuperados por meio de reciclagem, compostagem e logística reversa, o que corresponde a 48.386 toneladas de resíduos desviados de aterros sanitários. A companhia também promoveu cursos de capacitação e treinamento sobre o tema para 17 mil lojistas, no último ano.

Ações no pilar social

No pilar social, entre os principais resultados, a companhia registrou 45,5% de mulheres em cargos de liderança (meta de chegar a 50% em 2030) e 40,7% de pessoas negras em cargos de liderança, com o compromisso de alcançar 48% em 2030, em parceria com o MOVER – Movimento pela Equidade Racial. Em 2024, segundo o Relatório de Sustentabilidade, foram mais de 2 mil iniciativas sociais apoiadas localmente e 10 iniciativas corporativas, com mais de 700 mil pessoas beneficiadas.