Presidente eleito dos EUA Donald Trump (Foto: Rebecca Noble / Getty Images)

Uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos em parceria com o jornal “The New York Times” mostrou que 55% dos americanos são a favor da deportação de todos os imigrantes ilegais que estão nos EUA. A política de deportação em massa é uma das promessas de Trump para seu segundo governo. Os resultados da pesquisa foram divulgados neste sábado (18).

No total, 55% dos entrevistados se mostraram a favor de expulsar do país imigrantes que estão sem documento. 42% disseram ser contra. Outros 3% responderam que não sabiam.

Quando o imigrante ilegal tem passagem criminal, o número sobe. Nesse caso, 87% são a favor da deportação e 10% são contra.

Hispânicos e democratas apoiam deportação de imigrantes ilegais. Dos americanos que apoiam a deportação de pessoas que entraram ilegalmente no país durante os últimos quatro anos do governo Biden, 54% são hispânicos e 44% democratas.

Há um grande desejo de que até aqueles imigrantes que estão nos EUA nos últimos quatro anos – e estão ilegais – também saiam do país. Nesse caso, a pesquisa teve 63% dos votos a favor. 33% foram contra.

Entretanto, maioria é contra fim de cidadania por direito de nascença. 55% dos entrevistados são contra acabar com a cidadania por direito de nascença para crianças nascidas de imigrantes que estão no país ilegalmente. 41% são a favor.

Há uma visão de quem imigrantes roubam empregos, casas e atrapalham o sistema de saúde. Em média, 41% dos entrevistados acreditam que pessoas de outros países são um peso para os EUA para o mercado da saúde, trabalho e imobiliário. 56% disse acreditar que os imigrantes fortalecem o país.

O questionamento foi sobre a onda de imigração dos últimos quatro anos. A entrevista foi feita com 2.128 americanos do dia 2 ao dia 10 de janeiro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.

Com informações do Terra