Foto: Agência Brasil

As críticas feitas nas últimas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central (BC) foram bem vistas pela maioria dos eleitores que votaram em 2022 no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10, aponta que 51% daqueles que votaram em Bolsonaro concordam com as falas de Lula contra o BC, enquanto 36% não concordam. Outros 13% não souberam ou não responderam. Já entre os eleitores de Lula, 77% disseram concordar e 16%, não.

Dois terços dos entrevistados (66%) responderam concordar com as afirmações de Lula contrárias à política de juros para a instituição, enquanto 23% discordam e 11% não sabem ou não responderam.

Críticas de Lula ao BC

O presidente Lula tem criticado em quase todas as entrevistas que participa à postura do Banco Central em relação aos juros e de seu presidente, Roberto Campos Neto.

Diante da última decisão do Copom de manter a taxa básica de juros a 10,50%, Lula passou a dar mais entrevistas nas últimas semanas e centralizou as críticas no presidente do BC, a quem ele considera que “tem um viés político”.

*Com informações de Terra