
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu neste sábado, 25, na capital da Malásia, Kuala Lumpur, o título de Doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Internacional e Sul Global pela Universidade Nacional da Malásia (UKM). A homenagem reconhece a trajetória política de Lula e sua atuação em benefício da inclusão social, do combate à fome e da cooperação internacional.
Em seu discurso, Lula agradeceu a homenagem e afirmou que o título representa um reconhecimento ao povo brasileiro, informa o Palácio do Planalto em nota. “Recebo o título com profunda emoção e sincera gratidão. Este título é um merecido reconhecimento ao povo brasileiro. Esse diploma não é do Lula. É de 215 milhões de brasileiros”, declarou.
O chefe do Executivo brasileiro também disse que recebe “o título com profunda emoção e sincera gratidão. Este título é um merecido reconhecimento ao povo brasileiro. Esse diploma não é do Lula. É de 215 milhões de brasileiros”.
De acordo com o presidente, a homenagem reafirma sua fé na educação como instrumento de emancipação e reforça a tese de que a política deve ser instrumento de transformação. O chefe do Executivo do Brasil ainda ressaltou que o conhecimento é base para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Lula lembrou que a ampliação do acesso ao ensino superior vem sendo uma das marcas essenciais de suas gestões à frente do Palácio do Planalto. “Tenho orgulho de ser o presidente que mais criou instituições de ensino técnico e superior, mesmo sem ter diploma universitário. E que abriu as portas das universidades aos filhos das classes trabalhadoras”, disse.
A cerimônia de outorga foi presidida pelo Sultão de Negeri Sembilan e reitor da faculdade, Tuanku Muhriz. O vice-reitor da Universidade Nacional da Malásia, professor dr. Sufian Jusoh, reiterou que a homenagem simboliza o reconhecimento internacional ao legado de Lula, e destacou a contribuição do líder brasileiro para ampliar o acesso à educação a milhares de pessoas. O acadêmico ainda pontuou o potencial de maior sinergia e diálogo entre as duas nações.
O presidente brasileiro, que está em viagem ao sudeste asiático, com passagem pela Indonésia e Malásia, disse enxergar espaço para ampliar parcerias e intercâmbios no campo acadêmico e científico.
“Que o dia de hoje seja mais uma semente lançada para fortalecer os laços humanos e para inspirar as novas gerações a sonhar, a questionar e a agir. Espero que o português do Brasil possa ser ouvido nos corredores da Universidade Nacional da Malásia. E que mais professores, pesquisadores e estudantes malásios possam vivenciar as instituições de ensino brasileiras”.













