Foto: Ricardo Stuckert (PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não vão faltar quartos para as delegações internacionais que participarão da COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).

“Belém tem quartos para todo mundo. O povo do Pará está sendo extraordinário. As pessoas estão saindo de suas casas e alugando seus imóveis. Não vai faltar quarto, não vai faltar cama, não vai faltar comida. Inclusive, eu já fiz propaganda da comida do Pará em Nova York”, disse Lula, que está na capital paraense, em entrevista à TV Liberal.

“Eu quero que os gringos venham aqui. Quero que os franceses, os alemães e até os ucranianos venham”, reforçou.

O mandatário admitiu que Belém “tem problemas”, mas defendeu a escolha da cidade para sediar o principal evento das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Segundo ele, a COP30 será uma oportunidade para mostrar ao mundo a realidade da Amazônia e a capacidade de mobilização do povo paraense.

“Todo mundo fala da Amazônia, mas ninguém conhece. Eu poderia fazer em São Paulo, poderia fazer no Rio de Janeiro, estados que estão mais preparados em termos de infraestrutura. Mas, se a gente não for um pouco ousado, o Brasil não cresce. Então vamos fazer a COP na cidade de Belém”, concluiu.

*Com informações de Terra