O presidente Lula (PT) ouviu uma cobrança do comandante do Exército, general Tomás Paiva, sobre os cortes orçamentários na Defesa durante o Dia do Soldado, no quartel-general, em Brasília, nesta quinta (22). No evento, ele condecorou medalhistas olímpicos militares.
Em março, o governo anunciou o bloqueio de R$ 446,48 milhões do Ministério da Defesa. O corte, estendido a todos os ministérios em julho, se dá em meio à imposição da equipe econômica para o cumprimento do novo arcabouço fiscal e a meta de déficit zero.
A cobrança se deu na ordem do dia. Na fala, Paiva citou a ação do Exército no combate às enchentes no Sul e aos incêndios no Pantanal e disse que o espírito da corporação “é mantido incólume, mesmo sob os efeitos das restrições orçamentárias que atingem a todos”.
“Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e de mais mísseis, meios militares imprescindíveis, que foram adquiridos de forma responsável e transparente e foram agregados à dotação de material da Força, aumentando nossa capacidade de cumprimento de missão.” afirmou Tomás Paiva, no Dia do Soldado
O corte de gastos da Defesa é sempre um tema delicado. O ministro José Múcio, responsável e articulador entre o Planalto e as Forças Armadas, por quem Lula tem muito apreço, tem sido hábil em segurar os cortes, mas neste ano não houve acordo sob a justificativa de que era preciso “cortar de todo mundo”.
No evento, Lula pregou a Medalha do Exército Brasileiro em três medalhistas dos Jogos de Paris. Foram condecorados os judocas Beatriz Souza, medalhista de ouro e bronze, e Guilherme Schimidt, medalhista de bronze, e a jogadora de vôlei Natália Araújo, medalhista de bronze.
Todos são sargentos do Exército e integraram o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento. A dupla Ana Patrícia e Duda, medalhistas de ouro no vôlei de praia, também receberam a medalha, mas não compareceram ao evento.
Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a situação do ramal que dá acesso à Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica localizada...
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente na revista "Environmental Science and Pollution Research".
"A poluição está presente...