Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta semana foi a criação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 – que prevê uma folga a cada seis dias de trabalho.
A proposta foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e ainda aguarda votação. Para que a PEC comece a tramitar, é necessária a assinatura de ao menos 171 dos 513 deputados federais.
“Graças à mobilização da sociedade, em todo Brasil, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6×1 e já nos aproximamos de 200 signatários e co-autores. A PEC continuará recebendo assinaturas no dia de hoje”, celebrou Erika em suas redes sociais nesta quarta-feira (13).
Famosos, inclusive, usaram as redes socias para opinar sobre o projeto que ainda está sendo votado. Confira o que pensam as celebridades e os influenciadores:
Luana Piovani
“Estou querendo entender porque que todo mundo que é rico é de direita e não consegue ter empatia, compaixão pelos seus semelhantes que não são ricos, milionários, bilionários. Não é possível que as pessoas não tenham consciência de classe, não tenham generosidade, empatia, sororidade, compaixão.”
Jade Picon
“Não sou de me posicionar sobre os assuntos porque aprendi cedo sobre o conceito de lugar de fala. Sofro com isso? Preciso dizer algo? É o meu lugar de reivindicar? Não, então eu apoio ou fico quieta. Tenho consciência dos meus zilhões de privilégios. É muito triste quando as pessoas esperam um posicionamento meu sem que eu tenha falado nada. Acho que todos têm o direito de reivindicar uma vida mais digna, com lazer, saúde mental e equilíbrio. Não gosto de vir aqui falar sobre esses temas porque não é o meu lugar de fala, mas acredito que demonstrar apoio é o mínimo que posso fazer.”
Carlinhos Maia
“Isso tem que ser aprovado. Ninguém é escravo de ninguém, não. Os patrões precisam entender que, quanto melhor o funcionário estiver, mais ele vai produzir pra você. Sempre achei um absurdo isso. A pessoa trabalha e só tem um dia da sua vida, trabalha e ganha pouco. Não existe. Não tem vida. E ainda tem lojas que, mesmo depois de fechar, a pessoa tem que ficar para limpar? Hoje eu tenho mais de 120 pessoas que trabalham comigo, diretos e indiretos, e uma das coisas que eu mais dou é folga, porque a galera vem trabalhar feliz. Mas tem gente que quer escravizar a galera.”
Felipe Neto
“É vergonhosa aposição do Ministro do Trabalho sobre o fim da escala 6×1, basicamente lavando as mãos e dizendo q isso deve ser tratado em convenções e acordos. Luiz Marinho, aguardamos sua mudança de postura e reconhecimento do erro grosseiro e vergonhoso desta tarde.”
Valesca Popozuda
“É uma escala que prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental, de se dedicar a uma faculdade ou curso extra, de viver momentos de lazer com a família e amigos.”
MC Binn
“Os que é contra o fim da escala 6×1 devia trabalhar sábado e domingo recebendo salário mínimo e tendo que levar almoço de casa. Já trampei na 25 sai às 06 da manhã voltava 00:00 dia de folga só servia pra dormir sei na pele como é! Tem que protesta memo tem que lutar mesmo pelos direito povo tá certo (SIC).”
Erika Hilton, deputada pelo PSOL-SP, promoveu nesta quarta-feira (13) uma coletiva de imprensa para apresentar e discutir a PEC contra a escala de trabalho...
Como parte das ações da força-tarefa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atende, nesta quarta-feira, 13/11, a solicitação...