Deu a lógica. Lionel Messi confirmou o favoritismo e conquistou a Bola de Ouro, entregue pela Revista France Football, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (30), na cidade de Paris. O argentino foi eleito o melhor jogador do mundo da temporada 2022/23 e ficou com o troféu.
Para levar a taça, Messi superou outros dois craques, que também eram apontados como fortes candidatos ao prêmio: Haaland e Mbappé. Esta é a oitava vez que o argentino conquista a Bola de Ouro. Ele também ganhou a honraria nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021.
Messi, que já era o maior vencedor do prêmio, aumentou ainda mais sua vantagem para Cristiano Ronaldo, que é o segundo jogador que mais conquistou a Bola de Ouro (cinco vezes).
Craque do Inter Miami, Messi é o primeiro jogador a ganhar o troféu atuando fora da Europa. Além disso, o argentino, de 36 anos, se tornou o segundo mais velho a faturar o prêmio, atrás apenas do inglês Stanley Matthews, que levou a taça com 41 anos, em 1956, quando a France Football começou a entregar o prêmio.
Messi liderou a seleção argentina na conquista da Copa do Mundo do ano passado, no Catar. Este fato foi fundamental para que o camisa 10 ficasse com o prêmio, já que a France Football considerou o desempenho dos jogadores durante o período da temporada europeia (meio de 2022 até o meio de 2023) para decidir quem ficaria com o troféu.
Confira abaixo os outros premiados na cerimônia desta segunda-feira:
– Melhor jogadora
Aitana Bonmatí (Barcelona)
– Melhor goleiro (Troféu Yashin)
Emiliano Martínez (Aston Villa)
– Melhor jogador sub-21 (Troféu Kopa)
Jude Bellingham (Borussia Dortmund / Real Madrid)
– Clube do ano
Manchester City (masculino) / Barcelona (feminino)
– Jogador com mais gols (Troféu Gerd Müller)
Erling Haaland (Manchester City)
– Prêmio Sócrates (reconhecimento a causas sociais)
Vinicius Júnior (Real Madrid), por conta de seu trabalho no “Instituto Vini Jr.”
Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a situação do ramal que dá acesso à Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica localizada...
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente na revista "Environmental Science and Pollution Research".
"A poluição está presente...