
A magia do Natal tomou conta do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, na noite de segunda-feira (08/12), durante a abertura oficial do “O Mundo Encantado do Natal”, idealizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o início da programação, que reuniu fé, emoção, cultura, música, solidariedade e geração de renda em um dos cartões-postais mais simbólicos da capital.
A programação começou com procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que conduziu o público até o presépio montado no Largo. Em um dos momentos mais marcantes da noite, o arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, junto com o bispo auxiliar Dom Samuel Ferreira, realizou a Bênção do Presépio, reforçando o significado espiritual do Natal: o nascimento de Jesus Cristo.
Homenagem
Logo após a bênção, o clima de celebração deu lugar à homenagem ao trabalhador Antônio Paulo Rodrigues de Sousa, o Antônio Suricate, que faleceu durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião. Natural de Parintins, Antônio Paulo tinha 40 anos, vivia há 25 anos em Manaus e construiu sua trajetória como marceneiro, soldador, cenotécnico e colaborador de grandes produções artísticas, como teatro, ópera, cinema, dança e festivais.
Durante a cerimônia, a família de Antônio Suricate também recebeu uma homenagem oficial do Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André. Na ocasião, foi entregue uma placa em reconhecimento aos serviços prestados por Antônio ao longo de sua trajetória na cultura amazonense, a qual também será fixada no Centro Técnico de Produção Cultural (CTP), como forma de eternizar a contribuição do profissional que marcou a história dos bastidores da arte no estado.
Orquestra Damian Musicais abriu as apresentações com um repertório preparado especialmente para o Natal, seguida por uma projeção temática na fachada do Teatro Amazonas, que transformou o monumento em um espetáculo de luz e som. Na sequência, a cantora Lucilene Castro emocionou o público com clássicos natalinos.
O ponto alto da noite foi a Parada Natalina, que levou personagens, cores e fantasia ao Largo, encantando principalmente as crianças. Encerrando a programação de abertura, Patrick Johnson apresentou o espetáculo “Meu Presente de Natal”, finalizando a noite com mensagens de esperança, união e fé.
Durante o evento, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância cultural, social e econômica do projeto.
“É um momento de união, fraternidade e de fazer circular a economia. Muitas famílias sobrevivem disso, trabalham aqui, vendem seus produtos. As famílias vêm visitar, trazem as crianças, os idosos, e vivem esse ambiente de confraternização. Este ano, infelizmente, vivemos uma ornamentação diferente, sem a árvore, por conta do acidente. Estamos dando todo o apoio às famílias, mas também fazemos aqui uma justa homenagem ao trabalhador que perdeu a vida”, destacou o secretário.













