Imprensa internacional repercute ameaça de ataque a bomba em show de Lady Gaga - Foto: Reprodução / Getty Images

A cantora Lady Gaga, de 39 anos, deixou a cidade do Rio de Janeiro no domingo, 4, mas antes escreveu um recado carinhoso no Livro de Ouro do Copacabana Palace, hotel em que ficou hospedada.

“Copacabana, obrigada pelos momentos que nunca esqueceremos. Agradecemos pela gentileza e vamos sentir saudades do povo do Brasil. Com amor, Lady Gaga e Michael Polansky”, dizia o texto que contemplava a assinatura dos dois. O empresário Michael Polansky, de 46, é bilionário e noivo da cantora.

O Livro de Ouro do Copacabana Palace é famoso por abrigar assinaturas e mensagens de personalidades ilustres, como Madonna, que se apresentou no Rio de Janeiro em 2024, o rei Charles III, Nelson Mandela (1918–2013), Kate Moss e Walt Disney (1901–1966).

Recorde e ameaça de bomba: como foi o show de Lady Gaga?

A cantora norte-americana se apresentou na Praia de Copacabana no sábado, 3 de maio de 2025. Segundo informação divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, cerca de 2,1 milhões de pessoas assistiram ao espetáculo, o que tornou a apresentação a maior já realizada por uma mulher no mundo.

O dono do recorde geral é Rod Stewart. A apresentação dele foi realizada na virada do ano de 1994 para 1995; estima-se que entre 3,5 e 4 milhões de pessoas foram a Copacabana prestigiá-lo. O marco, porém, é contestado por algumas pessoas, já que pode ter atraído público por se tratar de uma festa de Réveillon.

Recorde de público em Copacabana:

  • Rod Stewart (1994): 3,5 milhões

  • Jorge Ben Jor e Tim Maia (1993): 3 milhões

  • Lady Gaga (2025): 2,1 milhões

  • Madonna (2024): 1,6 milhão

  • Rolling Stones (2006): 1,5 milhão

Além da questão histórica, o show repercutiu também por causa de uma ameaça. No dia do show, a operação “Fake Monster”, realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, identificou uma ameaça de ataque a bomba na apresentação. Segundo informações das autoridades, nove pessoas foram alvo de busca e apreensão em cidades do MT, RJ, SP e RS.

Os envolvidos estavam tentando recrutar participantes para promover os ataques, que aconteceriam com explosivos improvisados. Duas pessoas foram detidas: um homem, com porte ilegal de arma, e, além dele, um adolescente foi levado pela polícia após descobrirem que seu computador continha pornografia infantil.

Apesar da ameaça, o show ocorreu tranquilamente e, nas redes sociais, Lady Gaga classificou o momento como histórico e enfatizou que jamais irá esquecer o que fez no país.

“Nada poderia me preparar para o que senti durante o show de ontem à noite (sábado) — o orgulho e a alegria absolutos que senti ao cantar para o povo do Brasil. A visão da multidão durante as minhas primeiras músicas tirou meu fôlego”, escreveu a norte-americana, em publicação no Instagram.

*Com informações de Terra