Dena confirmou que seu rosto estava alaranjado após tirar uma foto com flash - Foto: Kennedy and News Media / Montagem Terra

Cenoura e bronze não é só o nome de uma marca. O legume realmente tem o poder de contribuir para o bronzeamento da pele e uma jovem escocesa descobriu isso do jeito mais inusitado.

Dena Rendall, 21, costumava comer cerca de 10 cenouras por dia acreditando que esse hábito faria bem para sua saúde. Foram quase 10 anos assim, aumentando aos poucos sua ingestão do produto. Ela só percebeu que havia algo de errado quando outras pessoas apontaram que sua pele estava ganhando um tom alaranjado.

Para eles, a cor provavelmente seria efeito de um procedimento mal feito. “As pessoas na escola começaram a perceber e me perguntavam se eu estava fazendo bronzeamento artificial, o que me deixava um pouco insegura”, lembrou Dena, segundo o Daily Mail.

“Todo dia, quando eu entrava na escola, as pessoas diziam: ‘você está usando maquiagem hoje’. Eu não sou uma pessoa que se maquia e por isso eu acho que as pessoas pensavam: ‘ela tentou e falhou miseravelmente’ porque ela não se maquia regularmente”.

O ápice foi a festa de 18 anos de um amigo. Dena e as colegas se arrumavam e tiravam fotos quando o flash da câmera denunciou quão laranja seu rosto estava. “Ninguém me disse que eu parecia estar laranja enquanto a gente se arrumava. Foi só quando usamos o flash que todo mundo começou a rir”.

“Eu não entendi o que era tão engraçado e pensei: ‘isso não pode ser real’. Eu parecia com o Oompa Loompa”, comparou, citando as criaturas laranjas do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971).

Sua mãe até pensou que fosse algo mais grave — provavelmente icterícia, decorrente de eventuais problemas no fígado.

Mas Dena sabia que não era nada disso e decidiu pesquisar por conta própria. Assim, ela descobriu a carotenemia, uma condição clínica que reflete a pigmentação amarelo-alaranjada da pele e altos níveis de betacaroteno no sangue, um pigmento antioxidante.

Em geral, isso ocorre justamente por conta da ingestão excessiva de alimentos ricos em caroteno, como é o caso da cenoura, e não oferece riscos. Mas a pele pode demorar a voltar para a cor natural.

Para testar a hipótese, a jovem reduziu seu consumo de 10 para 8 cenouras por dias e percebeu a mudança no seu tom de pele, com o laranja menos aparente. “Eu realmente amo cenouras e adoro comer muitas no dia a dia, mas eu sei que não como de um jeito normal para outras pessoas”, admitiu a jovem.

De acordo com a publicação, agora ela come seis cenouras diariamente. Dena brinca que, com essa quantidade, garante para si um bronze natural durante todo o ano.

*Com informações de Terra