Japão é um dos países mais propensos a terremotos do mundo, e o governo prevê uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9 - Foto: Getty Images

Quase 300 mil pessoas poderiam morrer no Japão caso ocorra um megaterremoto que é aguardado há muito tempo na costa do Pacífico. Essa previsão consta em um novo relatório do governo, divulgado na segunda-feira, 31. As autoridades do país informaram ainda que o desastre traria um prejuízo de até US$ 1,81 trilhão (cerca de R$ 10, 2 trilhões).

O Japão é um dos países mais propensos a terremotos do mundo, e o governo prevê uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9 ao longo de uma zona de fundo marinho trêmula conhecida como Fossa de Nankai. Nos últimos 1.400 anos, megaterremotos nesta área aconteceram a cada 100 ou 200 anos. O último ocorreu em 1946.

A fossa submarina de 800 quilômetros vai de Shizuoka, ao oeste de Tóquio, até o extremo sul da ilha de Kyushu. É o lugar onde a placa tectônica oceânica do Mar das Filipinas desliza lentamente por baixo da placa continental sobre a qual o Japão se encontra, em um processo de subdução.

As placas ficam acopladas à medida que se movem e acumulam grandes quantidades de energia que são liberadas quando se soltam, o que provoca terremotos que podem ser extremamente violentos.

No pior cenário, com base em um potencial terremoto de magnitude 9 na região, o Japão provavelmente verá 1,23 milhão de pessoas afetadas ou 1% de sua população total.

*Com informações de Terra