O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (1º) que a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é um problema dele.
“Isso é um problema da Justiça, não é um problema meu. Ele sabe o que ele fez. Se ele acertou, ele será recompensado. Se ele errou, ele será julgado e punido de acordo com aquilo que ele cometeu. Isso é um problema da Justiça que não mexe com a tranquilidade do governo” afirmou o Presidente Lula (PT), sobre inelegibilidade de Bolsonaro
Lula foi questionado pela imprensa sobre a decisão que afasta Bolsonaro das urnas por oito anos em visita a um treino da seleção feminina de futebol no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A inelegibilidade de Bolsonaro foi determinada pelo TSE por 5 votos a 2 na sexta-feira (30). Só os ministros Kassio Nunes Marques e Raul Araújo votaram contra a medida. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação após reunião com embaixadores na qual questionou a lisura do processo eleitoral, em julho de 2022.
País vive “momento de muita tranquilidade”, segundo presidente. Em entrevista, Lula afirmou que sua intenção é que o Brasil siga nesse caminho e disse que país está se reencontrando consigo mesmo.
“O país está vivendo um momento de muita tranquilidade. E a gente vai continuar nessa tranquilidade. Não há tempo para nervosismo, não há tempo para gente perder a calma. O Brasil está se encontrando consigo mesmo.” disse o Presidente Lula (PT)
O que mais se sabe?
Sergio Moro ainda não se manifestou sobre inelegibilidade de Bolsonaro. Nas páginas do senador no Twitter e no Instagram, não há mensagens relativas à decisão proferida nesta sexta pelo TSE. Filho do ex-presidente, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) criticou o silêncio de Moro.
Lula segue para a Bahia amanhã (2). Lá, o presidente participará das comemorações pelo 2 de Julho, dia em que o estado comemora a independência do Brasil.
O presidente visitará Ilhéus e Argentina nos próximos dias. A ida para a cidade no sul da Bahia está prevista para domingo e a visita ao país vizinho, para a próxima terça-feira (4), quando está marcada uma reunião do Mercosul.
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...