O encontro acontece nesta terça-feira, às 8h30, no Palacete Provincial - Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nesta terça-feira (1º/04), em Manaus, uma reunião do Grupo de Trabalho responsável pela candidatura dos Teatros da Amazônia – Theatro da Paz (Belém) e Teatro Amazonas (Manaus) – ao título de Patrimônio Mundial Cultural, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento acontece no auditório do Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, a partir das 8h30.
O encontro tem como objetivo dar continuidade ao processo de candidatura, após a submissão de dossiê sobre os dois teatros, entregue à Unesco em 31 de janeiro deste ano. O GT planejará os próximos passos da candidatura, tais como ações conjuntas de comunicação e a recepção de uma missão de consultoria por representantes do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), prevista para ocorrer nas duas capitais no segundo semestre de 2025.
Os consultores serão responsáveis por elaborar o parecer técnico que subsidiará a decisão final do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Também estarão na pauta medidas para articulação de um futuro comitê gestor e de plano de gestão dos Teatros da Amazônia, a serem implementados caso a candidatura seja aprovada.
No encontro, equipes do Iphan se reunirão com representantes do poder público e da sociedade civil envolvidos com a pauta, previamente mapeados em oficinas preparatórias realizadas nas duas cidades. Em Manaus, estarão representados o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...