
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fauna (GFAU), resgatou, na segunda-feira (14/04), outro filhote de pássaro socó-boi (Tigrisoma lineatum), na mesma residência onde o primeiro filhote foi encontrado no dia 9 de abril, na Cidade de Deus, zona leste de Manaus. No mesmo dia, uma jiboia (Boa constrictor) foi resgatada no Jorge Teixeira, também na zona leste da capital.
No primeiro caso, o resgate envolveu um segundo filhote de socó-boi, encontrado pela mesma moradora, Maria Roseane Souza, que já havia acionado a equipe do Ipaam, anteriormente, para o salvamento do primeiro filhote da espécie. A dona de casa relatou novamente a presença de um filhote no quintal de sua casa, solicitando apoio da Gerência de Fauna.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Distrito Industrial 1, na zona sul de Manaus.
“O animal apresenta boas condições físicas, com plumagem mais desenvolvida, penas firmes e asas fortes. Por estar mais velho que o primeiro filhote resgatado, mostrou-se mais ativo e resistente”, afirmou Picanço.
De acordo com o biólogo da GFAU, Gilson Tavernard, essas aves vivem próximas a igarapés. “A região do resgate é próxima a um igarapé de primeira ordem, caracterizado por um curso d’água de pequeno porte. Apesar das características naturais, a área é completamente urbanizada, com casas e pontes ao redor, o que aumenta o risco de interação entre a fauna silvestre e animais domésticos”, explicou o biólogo.
Os moradores acreditam que os dois filhotes sejam irmãos e aparentemente perderam seus pais. Maria Roseane agradeceu por ter sido prontamente atendida ao pedir ajuda para o resgate do segundo socó-boi, que foi encontrado entre plantas, em situação semelhante à do primeiro, sendo acuado por um gato.
“A gente já sabia mais ou menos como cuidar, porque este foi o segundo resgatado. Foi mais fácil, mais tranquilo. Só que ele já está mais desenvolvido, mais bravo. Levei umas bicadas, mas tudo bem. O importante é que foi salvo e vai voltar para a natureza”, destacou a dona de casa.
Serpente não peçonhenta
No segundo resgate do dia, após a ocorrência envolvendo o filhote de socó-boi no bairro Cidade de Deus, a equipe da GFAU do Ipaam foi acionada para capturar uma jiboia (Boa constrictor) no Jorge Teixeira.
