Durante agendas de campanha no bairro do Zumbi dos Palmares, na Zona Leste de Manau, o candidato a prefeito Roberto Cidade (União Brasil) se comprometeu a ampliar e melhorar a rede de coleta e tratamento de esgoto na capital do Amazonas, que tem o 14º pior saneamento entre as 100 cidades mais populosas do país.
“A cada um real investido em saneamento, a gente economiza três em saúde. Manaus precisa de um prefeito que reorganize o sistema de água e de esgoto. É muito triste ver que ainda falta água aqui na Zona Leste, na Zona Norte. É uma vergonha a situação do esgoto aqui em Manaus. Vamos encarar esse problema com seriedade, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Roberto Cidade.
Divulgado em março deste ano, o Ranking do Saneamento 2024 do Instituto Trata Brasil aponta que Manaus possui apenas 26,09% de atendimento total de esgoto e 21,79% no índice que mede o tratamento de esgoto. O Plano de Governo de Roberto Cidade também contempla revisar o valor da tarifa de água cobrada atualmente e atuar na redução do desperdício.
A agenda de Roberto Cidade no Zumbi começou com uma caminhada, entre as ruas Doutor Waldir Centauro e Ilhas Marianas, e terminou com uma reunião comunitária. O candidato conversou com comerciantes e moradores, e falou sobre outras propostas, como a abertura de 12 UPAs em todas as zonas da cidade, a criação do Auxílio Municipal Permanente para 50 mil pessoas e o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que será 100% armada.
Coligação “Manaus Merece Mais”
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Considerado um dos maiores apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia afirmou estar decepcionado com a falta de posicionamento de Bolsonaro...